Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Avanços nos Produtos sem Sementes

31 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Já existem muitas frutas, como as uvas, que não contam com sementes, necessitando serem produzidos com o uso de mudas. Agora, informa-se que um pesquisador brasileiro descobriu um tomate sem sementes, cujo estudo está publicado na revista científica “The Plant Journal”.

O biólogo Eder Marques, doutorando da Universidade de São Paulo, obteve o tomate sem sementes. Foto publicada no site da UOL

Alguns apreciadores de tomates preferem eliminar as suas sementes quando preparam molhos, havendo também quem tenha restrições intestinais e evitam consumi-los. O pesquisador Eder Marques descobriu que colocando o tomateiro em contado com uma bactéria por 45 dias acaba se eliminando suas sementes com a presença da molécula no seu DNA, a microRNA159. Foi utilizado o tomate chamado Micro-Tom, semelhante ao tomate cereja, e estes estudos foram publicados na revista científica The Plant Journal.

clip_image004

Molho de tomate sem casca e sem semente, preferido por muitos. Foto constante do artigo na UOL

O artigo foi escrito por Deborah Giannini e publicado no site da UOL. Ela informa que muitas uvas também não contam mais com sementes.

clip_image005

                                 A uva sweet saphire sem semente é plantada no Brasil

Estas plantas que proporcionam frutos sem semente são plantadas com mudas e podem contar com vantagens de produtividade, como informa o engenheiro agrônomo Leonardo Boiteux, do Centro Nacional de Pesquisas de Hortaliças da Embrapa. Isto parece lógico, pois as sementes destinam-se para as reproduções, exigindo muita energia.

Efetuam-se atualmente pesquisas para adaptar os tomates às condições brasileiras, pois são originários de regiões temperadas e bem sensíveis a determinadas condições climáticas. Muitos especialistas estrangeiros ficam admirados como muitos produtos de outros climas acabaram se adaptando muito bem às condições brasileiras.

Como dizia Pero Vaz de Caminha, nesta terra plantando tudo dá…



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: