Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Coisas Japonesas do Lar e da Cozinha

23 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Muito interessante a visão de uma irlandesa sobre as coisas japonesas que ela conheceu vivendo por um bom tempo no Japão.

Fiona Uyema que viveu muito tempo no Japão em foto publicada no Savvy Tokyo

Fiona Uyema começou por fazer um homestay em Gunma no Japão e passou a apreciar a cozinha japonesa quando se curava de um câncer no ovário. Ressalta sete coisas da vida no Japão que a impressiona, começando pelo costume de deixar os sapatos na entrada sempre que se chega numa casa, um hábito para evitar que a contaminação da rua chegue a um lar. Mesmo dentro da casa, na maioria delas, quando se vai ao banheiro costuma-se trocar de calçado havendo um especial para o piso que pode ser lavado com água, diferente do tatami usual nas tradicionais residências japonesas. No exterior, somente parte destes bons hábitos são utilizados, segundo ela.

clip_image004

Sempre há um lugar para se trocar o calçado usado na rua dentro de uma residência, chamado genkan, ou na entrada da mesma

O segundo seria a panela elétrica de arroz, havendo os que podem ter a hora do início do cozimento, de forma que esteja pronto quando se deseja. Também servem para outros tipos de de alimentos, sendo bastante difundido no exterior.

clip_image006

Quando morei no Japão em 1985 já havia modelos que podiam ser acionados pelo telefone, de forma que o arroz estava pronto quando se chegava em casa. Algo parecido podia também aquecer o furô, a banheira de imersão dos japoneses

Os japoneses apreciam muitos alimentos grelhados, como os peixes e as carnes, que acabam ficando sem as gorduras saturadas.

clip_image008

Ela destaca que estes grelhados são com o calor vindo de cima, permitindo que os excessos de gorduras possam pingar, servindo também para legumes

Os japoneses tomam muito chá e é sempre conveniente ter água fervida na temperatura adequada, havendo muitos modelos de dimensões variadas.

clip_image010

Aquecedores de água e chaleira para água quente para variados usos

Muitos utensílios práticos podem ser adquiridos no Japão por 100 yens e já existem cadeias instaladas no Brasil para vendas de produtos baratos com design práticos, sempre indispensáveis nos lares

clip_image012

Bujigangas japonesas de preços modestos

Como no Japão a umidade costuma ser elevada, notadamente no verão, ela ressalta a existência de produtos que resolvem os problemas de umidade e mofo, que podem ser práticos em outros países.

clip_image014

Fiona Uyema ressalta que nas cozinhas japonesas os espaços são mínimos, o que leva a dispensar as máquinas de lavar louças. Não somente isto, mas existem pequenos espaços para guardar tudo, em armários atrás da porta. Eu aluguei um pequeno apartamento de um amigo, a cerca de 700 metros do Palácio Imperial, em Tóquio, que só tinha 60 metros quadrados, mas permitia a acomodação da família toda de cinco pessoas. Todos os espaços são aproveitados nos seus mínimos detalhes, dando a impressão de algo no mínimo três vezes maior no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: