Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Aumenta a Oferta de Atum Totalmente Cultivado

16 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado no site do Nikkei Asian Review informa que outra tradicional empresa atuante no mercado de frutos do mar, a Kyokuyo, se prepara para oferecer o atum da variedade bluefin ou rabilho no mercado até novembro deste ano.

Atum bluefin ou rabilho totalmente produzido pela Kyokuyo na baía de Sukumo, no Japão. Foto publicada no site da Nikkei Asian Review

Como é sabido, a disseminação mundial da culinária japonesa saudável acabou ampliando a demanda de muitos frutos do mar, notadamente do atum rabilho muito apreciado na forma de sashimi ou sushi. Isto colocou em risco de extinção do atum natural que durante a sua vida percorre os oceanos do mundo. Para evitar o problema, foram disseminadas diversas técnicas para a sua criação em fazendas oceânicas, controlando-se todas as suas fases, chegando-se agora ao domínio de todo o ciclo, desde a inseminação para a produção da prole, seu crescimento até o ponto de estar em condições para a colocação no mercado. As criações existentes em outros países costumam capitular atuns pequenos e processar a sua engorda até o ponto ideal para o mercado.

Outras empresas japonesas estão fazendo algo semelhante, como a Nippon Suisan, que planeja colocar a sua produção no próximo inverno japonês. Outra empresa, a Maruha Nichiro já está no mercado. Todas elas, além de atender a demanda japonesa, estão se preparando para colocar nos mercados emergentes que estão crescendo rapidamente.

Com a concorrência do atum criado entre diversos produtores, está se aperfeiçoando as técnicas, cuidando-se da aparência do peixe como da manutenção de sua frescura por mais tempo.

Agora, todos os consumidores de atum podem fazê-lo sem dor de consciência, pois tudo indica que o estoque dos atuns nos mares deve aumentar, assegurando a sua sobrevivência de forma sustentável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: