Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Marasmo dos Jovens Japoneses Para Mudanças Significativas

28 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Uma colocação do empresário Kohei Takeshima no Nikkei Asian Review considera falsa a ideia que os jovens japoneses estão acomodados, citando alguns exemplos dos que, vendo os acontecimentos na região de Fukushima, procuram introduzir inovações para modificar significativamente o quadro atual. O seu diagnóstico é que os grandes empresários estão distantes destes jovens e ele se dispõe a tentar uma aproximação.

clip_image002

Fukushima inspira startups de jovens japoneses

Com todo o respeito, faço ressalvas às ideias do empresário Kohei Takashima de que existem muitos starups sendo tocadas pelos jovens que se emocionaram com os acontecimentos em Fukushima e haveria necessidade de efetuar as suas ligações com grandes empresários tradicionais. Parece que alternativas interessantes seriam os aproveitamentos possíveis do cansaço político atual no Japão com a redução da população japonesa e seu envelhecimento, que está sendo notado até pelos burocratas. Observa-se que novas lideranças políticas estão criando novos partidos para participarem das próximas eleições, provocando algo similar com o que aconteceu na França. Isto vem ocorrendo tanto em torno de Osaka como de Tóquio, com ações concretas. A magnitude das mudanças indispensáveis exige ações políticas que podem estar coordenadas com inovações no sistema empresarial japonês, onde a abertura para o que é praticado no exterior aparenta ser importante. Não somente em direção ao mundo globalizado, mas até iniciativas regionais, como se observa no Sudeste Asiático, diante da falta de estímulos como a do TPP – TransPacific Partnership.

Parece que os impasses acabam forçando novas iniciativas, tanto com o caso de Fukushima quanto do Japão como um todo. As necessidades em todo o mundo acabam estimulando ações criativas até para a sobrevivência de uma coletividade. As magnitudes das mudanças que o Japão necessita supera as iniciativas destes jovens com pequenos projetos, ainda que estes devam ser também estimulados.

Yuriiko Koike, governadora atual de Tóquio, conseguiu uma expressiva vitória política regional e se prepara para tentar mudanças em nível nacional. Também as iniciativas regionais em torno de Osaka acabam abrangendo a região sul do Japão. Conciliando as aspirações dos jovens com as novas lideranças políticas, parece que há possibilidade de fazer o Japão voltar a ter o dinamismo do passado.

Também os jovens conseguiram, graças aos esforços dos seus pais, uma situação privilegiada que tendeu a provocar a sua acomodação com a situação atual. Mas muitos estão se sentindo frustrados com o que conseguem fazer nos grandes centros urbanos onde vivem e alguns estão retornando para as regiões dos seus avós para terem um novo estilo de vida.

Agora, um grupo de jovens funcionários do poderoso Ministério da Economia, Comércio e Indústria lança um ousado manifesto referindo-se aos “Ansiosos indivíduos, país em ponto morto” que está provocando um alvoroço no Japão, onde os idosos burocratas entendem que funcionários não deveriam se manifestar publicamente com suas opiniões. Mas alguns entendem que há necessidade de que estes bons profissionais, inclusive com estudos no exterior, devem propor assuntos para discussões.

clip_image004

Jovens burocratas do METI lançam um manifesto. Foto publicada no Nikkei Asian Review

image

Os principais contribuintes para o manifesto, segundo o Nikkei Asian Review

Há que se galvanizar todas estas novas tendências num movimento nacional, onde os novos líderes políticos não podem ser ignorados, lembrando que os burocratas são importantes no regime parlamentarista daquele país. Existe muita energia ainda no Japão para reagir ao seu envelhecimento com novas contribuições no país como em outros países emergentes. Espera-se que seus exemplos acabem inspirando também outras nações que acabaram se acomodando, esquecendo-se que fazem parte do mundo, havendo muitos desafios principalmente em países emergentes.

Os desafios sempre foram os motivos de estímulo aos jovens para iniciativas criativas, onde os objetivos não sejam somente de lucros, mas de proporcionar condições dignas para os que precisam, principalmente os desfavorecidos que ainda são muitos no mundo, necessitando de condições para as suas realizações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: