Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mesmo Com os Problemas, o Alívio Não Está nas Drogas

23 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageDiante da dificuldade de controle do tráfico das drogas, como a maconha, muitos países estão encontrando formas disfarçadas para admitir que pequena parte delas seja usada como medicamentos e deve se autorizar suas explorações. Parece uma fuga indevida da realidade, criando a ilusão de uma solução adequada.

A plantação da maconha está sendo autorizada em muitos países, com a desculpa que seriam para a produção de medicamentos, o que só é verdade numa pequeníssima parte

Existem muitas drogas que são toleradas, mesmo sabendo-se cientificamente que ajudam muitos dependentes a fugirem da dura realidade e de todos os danos que elas podem provocar. É como o cigarro ou o álcool, onde se imagina que os seres humanos conseguem controlar o seu consumo, embora existam muitos que se excedem, provocando danos a si e a terceiros.

Os tempos estão difíceis para todos e os que não tiveram formações rígidas acabam se socorrendo das drogas para fugir das pressões a que estão sujeitos. Os que necessitam realmente como medicamentos são poucos, mas a grande massa de consumidores acaba entendendo que são estimulantes que, controlados, podem aumentar suas euforias mesmo nos quadros mais difíceis. Lamentavelmente, o número dos que se tornam dependentes químicos é grande, causando muitas mortes e outros problemas, além da proliferação da criminalidade que não está provada que diminui com a sua liberação, notadamente nos países pobres onde as assistências aos dependentes são pequenas e limitadas.

Lamentavelmente, muitos que trabalham nos meios de comunicação são usuários regulares destas e outras drogas, ajudando a aumentar o movimento pela sua total liberalização. É como no passado, onde o cinema apresentavam os astros fumando que depois se provou que aumentam os problemas de câncer, principalmente no pulmão. Hoje, depois de décadas, o seu consumo parece estar se reduzindo.

O problema é que existem muitas pessoas que não conseguem se controlar, mesmo quando sabem que estas drogas são danosas, podendo evoluir para outras mais poderosas. Depois de dependentes, são poucos os que conseguem se recuperar, a custos bastante elevados. Estes recursos poderiam estar atendendo outros que enfrentam problemas variados de saúde, para a qual está havendo escassez de recursos em diversos problemas relevantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: