Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novos Materiais Leves Para Veículos Elétricos e Aviões

16 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais | Tags: , ,

clip_image002Pesquisadores japoneses da Universidade de Quioto, em colaboração com produtores de componentes para a indústria automobilística elétrica, estão pesquisando novos materiais leves como a nanofibra de celulose.

Novos materiais, como nanofibra de celulose, estão sendo pesquisados na Universidade de Quioto com produtores de componentes para veículos elétricos e aviões

As pesquisas realizadas na Universidade de Quioto contam com a colaboração da indústria de componentes para veículos elétricos como a Denso e a Daikyo-Nishikawa que fornecem para empresas como a Toyota e Mazda. Procuram materiais leves que necessitem de baterias elétricas menores cujos custos sejam competitivos, podendo ser utilizados também para aviões.

As inspirações vêm de Howard Hughes que produziu em 1947 as maiores aeronaves do mundo, chamadas Spruce Goose que usavam somente madeiras. Os materiais já existem utilizando plásticos com chips de madeira, resistentes e leves, mas cujos custos precisam ser reduzidos dos atuais US$ 10 por quilo para cerca de US$ 2.

Com a disseminação da produção de veículos elétricos, os pesquisadores estão procurando materiais leves e resistentes que possam ser utilizados nos componentes dos mesmos. Os produtos de polpas de madeira pesam somente um quinto do aço e podem ser cinco vezes mais resistentes e estão sendo chamados de nanofibra de celulose.

Um artigo elaborado por Naomi Tajitsu e Maki Shiraki, distribuído pela agência Reuters, foi publicado no The Japan Times, e as pesquisas estão sendo lideradas pelo professor Hiroaki Yano, da Universidade de Quioto.

Os desafios ainda são grandes, mas alguns componentes já podem ser produzidos pelo uso da nanofibra de celulose, para serem competitivos com o aço de alta resistência e o alumínio.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: