Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Problema do Lítio Segundo a Bloomberg

23 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado por Laura Millan Lombrana e Jonathan Gilvert no site da Bloomberg mostra o quanto todos estão preocupados com a sua disponibilidade diante do aumento da demanda de grandes baterias usadas nas produções de energia limpa, notadamente solar e eólica que possuem produções intermitentes e ainda não foram consideradas no artigo.

image

Gráfico constante do artigo na Bloomberg sobre a evolução dos preços recentes do lítio

Há que se atentar que estes produtos, cujo consumo vem crescendo recentemente, sofrem fortes especulações, inclusive com relação às informações que acabam afetando seus preços. Como o mercado vai se alterando rapidamente tanto com as ofertas como as procuras, há que se utilizar estes dados com o devido cuidado, pois muitos são fornecidos por empresas envolvidas. No artigo consta que as maiores reservas estariam no quadro abaixo, mas sabe-se que as volumosas reservas de sais estão sendo pesquisadas intensamente para examinar a viabilidade de sua exploração, bem como as qualidades que dependem de suas especificações. Os dados do artigo ainda se referem às demandas de lítio principalmente para as baterias dos veículos elétricos, quando se ampliam os íons de lítio para as explorações das energias solar e eólica.

image

Gráfico das reservas mais importantes no mundo, segundo o artigo do site da Bloomberg

Também constam do artigo os dados relativos às novas explorações esperadas, informando-se que muitas alegam que encontraram maiores dificuldades do que as esperadas.

image

Gráfico também constante do artigo no site da Bloomberg

Existem informações sobre reservas potenciais de grande magnitude também no Peru e na Bolívia, que estão sendo estudadas pelas autoridades locais com a assistência técnica de grupos japoneses. Onde existem sais minerais em grande quantidade, parece que há possibilidades de exploração econômica do lítio. Isto inclui também a região do Himalaia, na proximidade da China.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: