Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Relevante é a Renda do Agricultor

11 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Minha mãe que era uma simples dona de casa, quando ia a feira e constatava que os preços dos produtos agrícolas estavam em queda, lamentava: “pobres dos agricultores”.

clip_image002

Dados divulgados no Valor Econômico

O governo e muitos analistas menos informados acabam ficando satisfeitos com os dados que indicam um crescimento da safra, notadamente de grãos, como a soja e o milho. No entanto, o que deve ser constatado é que estes aumentos de produção costumam criar problemas para os produtores agrícolas que precisam escoar rapidamente por estradas precárias, sem contar com capacidades de armazenamento. Como os preços estão em queda em Chicago, também devido as produções dos nossos concorrentes internacionais, os agricultores brasileiros passam por dificuldades, já reduzindo as compras de equipamentos para a próxima safra.

Como o câmbio está mantido relativamente valorizado, as cotações de Chicago, quando transformados em reais, proporcionam remunerações que não são compensadoras para os produtores brasileiros.

clip_image004

                               Gráfico constante do Valor Econômico

Como estas cotações estão mostrando uma queda em dólares de quase 10% de fins de junho até os dados mais recentes, quando se constata que o câmbio se valorizou neste período e os custos de deslocamento dos grãos das zonas de produções para os portos de exportação se elevaram, os produtores estão contando com menores remunerações líquidas no caso da soja. Como as cotações dos grãos como do milho também tendem a acompanhar as da soja, torna-se possível constatar que a situação destes produtores brasileiros se torna desconfortável, ainda que os consumidores brasileiros se beneficiem temporariamente da redução das pressões inflacionárias. Quem está pagando a conta são os produtores rurais, lamentavelmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: