Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Japoneses Estão se Tornando Menos Sociáveis

24 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo elaborado por Daisuke Shimozawa. distribuído pela agência Kyodo e publicado no The Japan Times. informa que os restaurantes japoneses estão preparando locais aos clientes individuais para refeições com privacidade.

Lugares especiais para clientes que desejam ficar isolado num restaurante. Foto publicada no The Japan Times

Tudo indica que, infelizmente, muitos japoneses estão se tornando seres não sociais, preferindo fazer suas refeições onde não são incomodados por outros. Isto está exigindo que restaurantes de ramen ou takiniku (carne grelhada) preparem locais onde os frequentadores fiquem isolados dos outros. O mesmo está acontecendo até em locais de karaokê, onde é possível cantar sozinho.

Uma jovem informou não gostar que outras pessoas a vejam comendo um ramen, sabendo-se que mesmo nos metrôs existem passageiros lendo jornais ou usando celulares para que seus olhares não cruzem com os de outros passageiros. O simples olhar é considerado por muitos uma invasão de sua privacidade.

Existem restaurantes onde os clientes minimizam até os contatos com quem está servindo, de forma que os pedidos podem ser digitalizados, as encomendas são entregues por uma espécie de buraco e os pagamentos são feitos em máquina. Até parece coisa de neuróticos.

Hoje, os clientes de um restaurante chegam a ser 40% de mulheres que desejam preservar a individualidade, não desejando nem ser observadas por estranhos. Os dados demográficos estão influindo nestes comportamentos individuais, com muitos solteiros que desejam se manter isolados.

Afirma-se que 40% dos jovens não praticam sexo, não desejam constituir família e nota-se o aumento de grupos de mulheres independentes por estarem trabalhando, obtendo bons salários, e que se reúnem com antigas colegas de escola para jantar e beber, sem a companhia masculina.

clip_image004

Grupo de japonesas independentes sem a companhia de homens

Para os brasileiros, mais sociáveis, este tipo de comportamento dos japoneses aparenta ser anormal, podendo induzir à depressão e explicar o elevado numero de suicídios, pois os seres humanos costumam ser seres sociais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: