Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Queda Contínua da Pesca de Lulas Chamadas Surume

2 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Entre os diversos tipos de lulas consumidas no Japão, a chamada surume é das mais populares, mas a sua pesca vem diminuindo constantemente nos últimos anos.

  • Gráfico constante do artigo publicado no The Yomiuri Shinbun

Os especialistas japoneses estão informando que a lula chamada surume, muito consumida no Japão, está se reduzindo em quantidade. Entre as causas apontadas está o esfriamento do mar na região que vai do Norte para Noroeste do Japão, a partir da ilha de Hokkaido, que vem reduzindo as ovas deste fruto do mar. Esta variedade de lula é muito popular no Japão, sendo consumida na forma de sashimi ou seca, quando desfiadas servem de aperitivos para acompanhamento de bebidas. Sua pesca ocorre do verão japonês até o outono, ou seja, atualmente é o seu período de pesca que era abundante, mas está diminuindo todos os anos. As irregularidades climáticas parece que afetam também a produção de frutos do mar.

Esta queda é muito rápida, tanto que em 2011 estimam-se que a produção foi de 200 mil toneladas e já em 2016 estava reduzida a 60 mil toneladas, provocando a brusca elevação dos seus preços. Havia até um festival onde este tipo de lula era oferecido, que acabou sendo cancelado este ano.

clip_image004

Foto da lula surume oferecida no mercado de Tsukiji, constante do artigo no The Yomiuri Shimbun

Esta queda deste tipo de lula vem prejudicando algumas atividades industriais que trabalham com este produto. Há outras espécies de lula consumidas no Japão, como a chamada aka (vermelho) e aori (azulada), mas a mais pescada era a surume, provocando a preocupação dos japoneses.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: