Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

The Economist Mostra que Neymar Junior é Diferente

10 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Quando uma revista como The Economist dedica diversas páginas num artigo procurando explicar os detalhes que envolvem uma transferência que chega a envolver uma cifra de 222 milhões de euros, acaba justificando o título que deu à matéria: “Por que Neymar é diferente”.

Foto que ilustra a matéria na revista The Economist

A matéria começa por explicar a transferência de Neymar Junior do Santos para o Barcelona e o sucesso obtido pela trinca de ataque completada por Messi e Suárez que em três temporada marcou nada menos do que 364 gols. Isto levou o Barcelona a estabelecer uma pesada multa para a eventual antecipação de sua transferência antes do término do seu contrato, um valor que acreditavam que ninguém poderia tentá-lo.

No entanto apareceu o PSG- Paris Saint Germain, tendo na sua retaguarda os complexos interesses, inclusive políticos, do Catar, este pequeno país produtor de petróleo e gás que tem até complicações com seus vizinhos árabes. Parte do pagamento será feito pela antecipação do patrocínio para a sua companhia aérea internacional, fazendo com que o pagamento apareça no nome do próprio jogador. A remuneração anual de Neymar Junior acaba ficando o dobro do seu atual.

Tal é a popularidade mundial do jovem jogador que a venda de suas novas camisas já subiram 10% e poucas vezes uma operação com um jogador de futebol foi tão divulgada em todo o mundo como neste caso.

clip_image004

Esta tabela constante do artigo do The Economist mostra sua comparação com o de outros jogadores famosos

Para que não ocorresse uma inflação nos custos envolvendo as transferências dos jogadores, as autoridades esportivas europeias estabeleceram um intrincado limite com base nos faturamentos dos clubes. Para superar a dificuldade, o patrocínio da companhia aérea do Catar foi antecipada diretamente a Neymar Junior, que honrou parte de sua multa, mas o Barcelona ainda está alegando algumas dificuldades para a concessão de sua licença para que o PSG possa colocá-lo em campo.

Todos os torcedores de futebol do mundo sabem que o PSG se fixou em conseguir o jogador depois que foi derrotado, em poucos minutos, pela genialidade do Neymar Junior numa disputa europeia. É preciso compreender a importância do futebol na França, principalmente o PSG que já contou com astros brasileiros como Raí. Quando aquele clube levantou um campeonato na França, assisti pessoalmente a uma multidão de torcedores pulando do teto de um carro para outro em plena Champ Elysse, algo que não vi nem a torcida fanática do Corinthians fazer.

clip_image006

Gráfico mostrando a possível possibilidade do PSG vencer com Neymar Junior a Liga dos Campeões da Europa, constante do artigo no The Economis.

Quanto à alegação de Neymar Junior que não se trata somente de questão de dinheiro, parece que ele pretende chegar a melhor do mundo, o que seria difícil atuando para apoiar o Messi. No PSG, ele contará com outros jogadores brasileiros de destaque na equipe, o que deverá facilitar atingir o seu objetivo, inclusive para brilhar na Copa do Mundo em 2018 na Rússia. É evidente que se trata de futebol e qualquer jogador está sempre sujeito a acidentes.

The Economist, especializado em assuntos econômicos e políticos, faz uma estimativa dos retornos possíveis para o PSG chegando à conclusão que as avaliações são razoáveis, no que é apoiado pela posição de uma empresa especializada, a Socialblade. Neymar Junior está entre os que contam com maior número de seguidores em suas redes sociais, mas o PSG não é ainda o que recebe muito dos patrocinadores como de materiais esportivos, o que pode sofrer mudanças. O artigo considera também o esforço que o Barcelona fez para manter o Neymar Junior no seu elenco.

Não se acredita que o jogador vá se envolver em questões políticas do Catar, mas os árabes, desgastados em algumas entidades esportivas, podem ser indiretamente beneficiados.

A transferência beneficia também outros clubes de futebol, tanto pelas suas participações diretas nas vantagens das transações como por outras mudanças de clube que acabam se processando, pois os recursos envolvidos são significativos, provocando novas compras de clube que devem continuar ocorrendo com outros jogadores jovens.

No fundo, o esporte profissional é um negócio que desperta muitas paixões, mas os retornos dos investimentos efetuados precisam ser razoáveis e tudo indica que os riscos assumidos são razoáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: