Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Uso de Inteligência Artificial Para Melhoria do Tráfego no Japão

24 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

 

Os problemas de congestionamentos afetam tanto os países desenvolvidos como emergentes e com o uso da inteligência artificial podem ser reduzidos, o que já existe nas grandes metrópoles japonesas.

clip_image002

                       Esquema didático publicado no artigo constante do The Japan News

Quando se percorre alguns trechos de metrópoles como Tóquio nota-se que nas vias mais utilizadas já existem sensores para ajudar os motoristas a usar algumas alternativas, além de cobranças eletrônicas de tarifas. Eles coletam a dimensão dos congestionamentos como as velocidades possíveis dos veículos. As informações constantes nos painéis eletrônicos informam os motoristas sobre os trechos congestionados e as alternativas para se chegar aos destinos desejados com maior brevidade possível. O Ministério de Transportes do Japão está implantando, por trechos, um sistema nacional com o uso generalizado da inteligência artificial para ampliar estes serviços que também podem ser transmitidos pelos smartphones aos motoristas.

clip_image004

Congestionamentos nas marginais em São Paulo

Nas metrópoles brasileiras, onde os congestionamentos são mais graves, sistemas eletrônicos semelhantes poderiam ser utilizados, além dos que já estão sendo fornecidos pelos celulares pelo chamado waze. Poderia começar pelas áreas mais críticas, onde ainda os tempos dos faróis de sinalização não consideram as mudanças dos tráfegos pelas diversas vias, o que ajudaria a facilitar os fluxos os veículos.

As tecnologias para tanto já estão disponíveis e os investimentos indispensáveis poderiam ser pagas pelas tarifas eletrônicas dos que desejam se deslocar com maior velocidade, utilizando algumas vias expressas como nas marginais existentes em São Paulo. A sua implantação poderia ser por trechos, começando pelos mais congestionados.

clip_image006

Congestionamentos nas saídas de São Paulo nos fins de semana

Parece duvidoso que estes sistemas dependam das doações de empresas ou de outros países, sendo conveniente que sejam pagos por aqueles que desejam ser beneficiados, sendo fácil que tais tarifas sejam cobradas eletronicamente. Mas espera-se que haja intercâmbios com os países que já utilizam estes sistemas, não havendo necessidade de que se trate de turismo ou de campanhas de cunho eleitoral como pretendido por alguns prefeitos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: