Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Complexidade na Situação Mundial

26 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageAs variadas notícias que nos chegam de todo o mundo mostram uma situação tão complexa que chega a nos sugerir um caos, ficando difícil de visualizar o cenário mesmo para o futuro próximo.

Charge de Laerte sobre o caos

Quando o imprevisível presidente Donald Trump critica os jogadores do futebol norte-americano e colhe como resposta a reação de equipes de basquete do seu país, quando a Coreia do Norte ameaça o mundo com seus foguetes e a bomba de hidrogênio e a reação de Donald Trump na ONU provoca uma violenta resposta do Irã, entre outras muitas notícias desagradáveis no mundo, fica-se com a impressão que estamos vivendo um caos global. Este clima só aumenta os riscos de toda a natureza que se somam aos desastres naturais que provocam muitas lamentáveis mortes. Nada parece ajudar os dramas enfrentados pelos brasileiros, como na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

Neste ínterim, os problemas políticos, como os que estão sendo enfrentados pelo Brasil, deixam nosso país fora das preocupações internacionais relevantes, como apontado pelo embaixador Rubens Ricupero na sua entrevista publicada na Folha de S.Paulo. Ninguém mais quer sair na fotografia com o Brasil, como consta do título dado pelo jornal à entrevista.

Apesar da vitória de Angela Merkel nas eleições alemãs, noticia-se um racha na direita daquele país que teria a primeira presença no Parlamento daquele país. Shinzo Abe dissolveu a Dieta japonesa para provocar uma eleição geral, mas não parece contar com o apoio da população que, não comparecendo nas eleições como é permitido no Japão, correndo o risco de ser novamente derrotado como foi nas eleições locais na Capital japonesa pela governadora Yuriko Koike que se apresenta com o novo Partido Esperança, tentando obter o que Emmanuel Macron conseguiu na França, mas não consegue se consolidar, perdendo no Senado. A Europa parece mais fragmentada depois do Reino Unido ter se afastado da Comunidade Europeia. Na China, Xi Jinping tenta fortalecer a sua posição na próxima reunião do Partido Comunista Chinês, conseguindo boas posições para os seus aliados. A Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi enfrenta problemas em Mianmar com os problemas étnicos com o rohingya muslim.

Os problemas existentes no mundo são reais e agudos, nenhum deles parece ser de solução fácil. Exigem sacrifícios que nem todos estão conscientes que precisam ser enfrentados, não havendo milagres para suas soluções, mesmo que existam infindáveis publicidades que proporcionam num clima róseo para as duras dificuldades. Os problemas são solúveis, sem nenhuma dúvida, mas vai exigir sacrifícios duros que nem todos estão dispostos a enfrentar.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: