Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Cortesias dos Japoneses

16 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002 Um artigo elaborado por Anne Beade foi publicado no Japan Today e informa que parte dos serviços oferecidos pelos japoneses para os turistas e consumidores locais, que são tratados com grande consideração até nos seus mínimos detalhes, pois comandam os funcionamentos da sociedade e da economia no Japão. Os fregueses é que realmente mandam naquele país.

Os vasos nas toaletes costumam contar com todas as comodidades possíveis no Japão

A quase totalidade dos vasos das toaletes japonesas apresentam facilidades que não são usuais no Ocidente. Os seus assentos costumam estar aquecidos para os invernos, os bidês devem fornecer água e outros elementos para as limpezas desejadas, eventualmente as mães podem contar com lugares para deixarem seus filhos pequenos e tudo o mais que possa ser considerado indispensável, até nos lugares públicos. Suas limpezas costumam ser automáticas, não exigindo que os usuários se preocupem com elas.

Até nos hotéis mais simples costumam haver dezenas de máquinas que atendem as necessidades dos hospedes, como bebidas quentes e geladas, alcoólicas ou não, alimentos simples em eventuais ligeiras alimentações à noite, sem que sejam necessários atendentes que hoje implicam em salários elevados.

clip_image004

Em poucos lugares no mundo se encontram tantas máquinas de vendas como no Japão

Nas chamadas lojas de conveniência que existem em abundância até nos bairros existem variados tipos de refeições ligeiras como bebidas de todos os tipos. As coisas mais simples como guardas-chuvas descartáveis ou capas simples para eventuais chuvas, jornais e revistas para leituras descompromissadas, quase tudo que se imaginar que possam atender as necessidades de viajantes eventuais, até pequenos presentes como flores para as pessoas que lhes prestaram alguns favores. Também simples guloseimas ou petiscos tipicamente japoneses podem ser encontrados, bastando ir ao caixa e efetuar o pagamento. Tudo que seja necessário para a higiene das mulheres podem ser encontrados com facilidade.

É evidente que quase tudo conte com instruções em idioma japonês ou pequenas figuras orientadoras, havendo necessidade de se informar na portaria dos hotéis onde possam se contar com orientações em inglês que ainda não são generalizadas. Nas grandes metrópoles japonesas quase tudo gira em torno do sistema de metrô, mas há necessidade de se conhecer seus detalhes, pois nem sempre o transbordo para as outras linhas são fáceis, havendo estações que exigem caminhadas que chegam a alguns quilômetros. Facilidades adicionais em inglês estão sendo providenciados para os turistas visando as Olimpíadas de 2020.

clip_image006

Costuma-se encontrar quase tudo de simples nas lojas de conveniência do Japão

Para clientes brasileiros que costumam colocar tudo que compraram em simples sacolas, chega a ser irritante que as vendedoras de grandes lojas como Department Stores queiram embrulhar cuidadosamente cada objeto comprado, o que exige algum tempo.

clip_image008

Todas as compras nos Department Stores do Japão são bem embrulhadas com cuidados, implicando em um pouco de demora

Nos restaurantes simples, costuma haver uma reprodução plástica com o que está no cardápio com preços, para evitar que se escolha algo que não se conhece, bastando indicar o que se deseja, evitando eventuais mal entendidos. Se tudo isto é muito prático, de outro lado não há possibilidade de conseguir alterações em muitos pratos, como acréscimos ou eliminação de alguns ingredientes que não sejam de agrado dos clientes como no Brasil, pois tudo está pré-determinado. Isto só é possível em restaurantes de alto luxo que costumam conhecer todas as preferências dos seus clientes habituais.

clip_image010

Mostruário de plástico dos principais pratos de um restaurante no Japão

Mas também existem muitas exigências que os brasileiros, principalmente, não estão habituados. Por exemplo, ao chegar a uma residência, costuma-se deixar os calçados num lugar que está preparado para tanto, caminhando-se no máximo com uma espécie de chinelo. Eventualmente, quando se deseja ir a uma toalete, há um calçado especial que pode ser do tipo tamanco, para ambientes que possam estar molhados.

Como em muitos lugares, existem os chamados tatamis e as janelas de correr costumam ser baixas. Já tive problemas com colegas brasileiros que as atravessavam pensando se tratar de uma porta.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: