Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Cidadania da Mais Alta Qualidade no ASEAN

14 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageUm artigo publicado por Justina Lee no Nikkei Asian Review utiliza um Índice de Qualidade da Nacionalidade elaborado pelo Henley & Partners mostrando que os países do ASEAN – Associação dos Países do Sudeste Asiático estão melhorando suas condições.

Cingapura conseguiu o melhor Índice de Qualidade da Nacionalidade entre 173 países no mundo

Este índice é elaborado pela Henley & Partners considerando a estabilidade política, desenvolvimento humano e facilidade para viajar pelo mundo. Cingapura permite que seus cidadãos viagem por 173 países no mundo sem necessitar de visto. Em segundo lugar, figura a Malásia que até recentemente poderia ser considerado um país em desenvolvimento, mas que está sendo beneficiado por ser vizinho da cidade país Cingapura. Mas outros países da região também estão passando por um período de significativa melhoria.

Estes países do Sudeste Asiático, dada a relativamente pequena população que possuem, procuram se agregar, constituindo um mercado comum, diferenciando-se dos gigantes asiáticos como a China e a Índia, procurando mecanismos que lhes permitam melhorar a qualidade de vida de suas populações, cooperando com outros países como o Japão.

image

                                   Quadro constante do artigo no Nikkei Asian Review

As diferenças entre os países do Sudeste Asiático ainda são significativas, mas o efeito demonstração está funcionando na região e mesmo países menos desenvolvidos estão procurando seguir os bons exemplos dos mais avançados, sendo que Brunei também se aproxima do top.

Os analistas estão indicando que os países pertencentes a este bloco vão acabar se aproximando do que ocorre na Comunidade Europeia, mostrando que mesmo as regiões menos desenvolvidas podem se esforçar para chegar a padrões de vida invejáveis. Seria de grande benefício que o Brasil também pudesse copiar algumas de suas medidas, com as devidas adaptações.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: