Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Controle dos Javalis no Mato Grosso

12 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Ainda que existam autorizações para a caça dos javalis que foram inicialmente introduzidos no Brasil para o fornecimento de carnes, a propagação de seus bandos em Mato Grosso tem causado problemas aos produtores rurais, principalmente de milho, exigindo custos expressivos no seu combate.

Javalis que são exóticos no Brasil chegam a pesar 250 quilos cada e arrasam principalmente os milharais em bandos durante a noite. Foto publicada no site da UOL

A carne destes animais é semelhante a dos suínos, um pouco mais firmes por serem selvagens e como não contam com predadores naturais acabam se multiplicando desordenadamente, formando grupos de até 100 animais que em corridas de alta velocidade arrasam milharais sendo de difícil controle, mesmo que os produtores venham tomando medidas para tanto. Os prejuízos com eles vêm aumentando e é preciso estimular a sua caça profissional para fornecer carnes para o mercado que já existe no país. Muitos consumidores apreciam estas caças que devem ser estimuladas nos seus usos.

Cercas não resistem a estes animais e mesmo afugentá-los com fogos não tem sido suficiente, aumentando os custos dos produtores rurais que chegam a contar com motoqueiros para evitá-los à noite. Originalmente foram introduzidos no país visando a sua exploração econômica, o que não deu certo e eles acabaram sendo soltos nas matas onde se multiplicam de forma desordenada.

Existem também riscos deles introduzirem doenças no país. Já estão autorizados cerca de 20 mil caçadores cadastrados deste animal, mas ainda parece insuficiente para o seu controle. Existem espécies semelhantes aos javalis, como os catetos e as queixadas que são até temidos pelos indígenas, pois as corridas dos seus bandos pela mata não respeitam nada que estejam pela sua frente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: