Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estragos Provocados Pelo Tufão Harvey e Erros Passados

1 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Lamentavelmente, as fortes inundações provocadas pelo tufão Harvey deixaram claros os erros cometidos no passado, havendo possibilidades que tenhamos novos problemas no futuro.

Poucas vezes o sul de Texas foi atingido de forma tão violenta por inundações como as do tufão Harvey, que provocaram muitas mortes e pesados prejuízos materiais

Todos sabem que o Texas sofre secas terríveis e é atingido por muitos tufões, mas até os especialistas norte-americanos indicam que erros cometidos no passado favorecem estes fenômenos climáticos que causam tantos estragos inevitáveis. Trata-se de uma região com poucos desníveis do mar, havendo áreas nas proximidades que se assemelham com as da Holanda, onde barragens custosas precisam ser construídas para se evitar inundações que já ocorreram no passado. Também não foram reflorestadas muitas áreas que permitiriam a retenção de águas das chuvas que estão se tornando cada vez mais intensas, que podem depender também das medidas não tomadas para a sua conservação. Alguns criticam que as cidades como Houston não foram controladas nos seus crescimento recentes, tornando-se a quarta metrópole nos Estados Unidos.

clip_image004

Mapa constante do The Economist sobre a região atingida pelo tufão Harvey

Se são regiões vulneráveis para acidentes climáticos, suas ocupações não poderiam ser deixadas às tendências do mercado sem que medidas preventivas fossem tomadas. A criação de shoppings centers de muitas comunidades fechadas e inúmeras lojas de luxo contribuíram para uma euforia na região, provocando um sensível aumento da população. Tudo contribuiu para que estas irregularidades climáticas se tornassem mais destrutivas.

Os prejuízos provocados ainda não possuem uma estimativa razoável, mas são certamente de muitas dezenas de bilhões de dólares e o tempo para as reconstruções deverá ser longo. Muitos imaginam que haveria necessidade de barragens para a manutenção das águas durante as secas e redução das inundações durante as chuvas, que pelas estimativas atuais tendem a se acentuar nos próximos anos.

Entre muitos que escreveram sobre o assunto figura Seamus McGraw, que publicou um artigo no The New York Times e escreveu o livro “Aposta na Fazenda em uma seca: Histórias das Linhas de Frente das Mudanças Climáticas”, e está preparando um novo sobre as questões das águas no Texas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: