Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nidec Intensifica a Robotização e Aumenta sua Eficiência

8 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Pressionada pelos aumentos dos custos com os recursos humanos, a NIDEC japonesa aumenta a sua robotização e o uso da inteligência artificial, obtendo uma expressiva elevação de sua eficiência notadamente nos países asiáticos.

A robotização junto com o uso da inteligência artificial e outras tecnologias de automação reduz substancialmente o emprego de recursos humanos, notadamente nas fábricas asiáticas da Nidec

Numa velocidade inusitada a Nidec, segundo um artigo publicado por Keiji Tamura no Nikkei Asian Review, reduziu os recursos humanos empregados nas suas fábricas, notadamente no Sudeste Asiático, passando de 80 mil em março de 2017 para 48 mil em junho, obtendo um expressivo aumento de sua eficiência. Está já com a produção inteligente usando a robótica, inteligência artificial e outras formas de automação, cuja tecnologia estará fornecendo para outras empresas norte-americanas e europeias nas suas fábricas asiáticas.

Grande parte da sua automação foi desenvolvida aproveitando as sinergias e as capacidades tecnológicas das empresas do seu grupo. O carrinho de automação foi criado pela Nidec-Shimpo, um fabricante de equipamentos de transmissão de energia. A Nidec Sankyo, fabricante de robôs de manuseios de painéis LCD, criou o robô multijoint. O fornecedor do grupo de componentes elétricos utilizados e equipamentos óticos, a Nidec Copal, desenvolveu o sistema de visão das máquinas. Diferente dos antigos grupos japoneses, observa-se que todos estão envolvidos com a produção.

O aumento de custos trabalhistas que estão se observando nos países do Sudeste Asiático forçaram estas mudanças que vão da China, Filipinas, Vietnã e Tailândia. Só no Vietnã, nos últimos dois anos, estes custos aumentaram 30%. A disponibilidade de jovens candidatos ao trabalho de montagem começou a estabilizar, exigindo o emprego de máquinas inteligentes. O que está aumentando em número são engenheiros especializados nestas inovações, sendo que estão planejando investir US$ 1,28 bilhão em 2020, 170% mais do que em 2017. O aumento da produção decorre da demanda de seus produtos, incluindo os automotivos e industriais, além dos módulos baseados em seus motores.

clip_image003

Linha de montagem de motores da Nidec em Juarez, no México

Parece o caso típico em que as necessidades estão forçando inovações, o que parece um caminho a ser perseguido pela economia japonesa. Também o Brasil poderia aprender um pouco com estas lições.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: