Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Parasitas nos Salmões Criados

19 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageUm artigo publicado por Patric Whittle no Japan Today informa que, infelizmente, os salmões criados em todo o mundo estão sendo atacados por uma praga que aparenta ser um piolho que tornam os peixes inadequados para consumo.

Os salmões estão sendo criados nos EUA, Canadá, Escócia, Noruega e Chile. Foto do artigo no Japan Today

A quase totalidade dos salmões no mundo são criados e estão sendo atacados por uma praga, um crustáceo que aparenta ser um piolho que ficam grudados nos peixes e se alimentam deles, deixando os mesmos sem condições de serem consumidos pelos humanos. A criação destes peixes é um negócio que foi estimado em US$ 12 bilhões em 2015. Seus preços já subiram 50% no atacado. Os mais variados meios estão sendo utilizados para combatê-la e a Fish Farmer Magazine estima que US$ 1 bilhão estão sendo gastos.

O combate envolve técnicas tradicionais e novas, como pesticidas, com criação de resistências genéticas. Soluções inovadoras incluem o banho do salmão em águas mornas para remover os piolhos com lazer subaquático. Estes crustáceos existem na natureza, mas a criação em determinado local acaba proliferando os mesmos.

Os piolhos chegam a dimensão de um grão de ervilha com milhares de ovos na sua breve vida. As primeiras presenças foram detectadas no Canadá em 1994. Com o uso de pesticida, os piolhos acabaram ficando mais resistentes em 2009 e se espalharam pelo mundo.

Está se tentando também separar os piolhos com temperaturas das águas e procurando peixes que os comem. Está se criando peixes que resistem à praga. Também salmões estão sendo transportados para águas mais mornas. Quase tudo está sendo tentado.

Lamentavelmente, estas criações em fazendas vêm apresentando variados problemas, como já ocorreram com os camarões. A biologia apresenta variados desafios que vão evoluindo com o tempo. Não existem milagres e todos os aperfeiçoamentos exigem avanços que a natureza veio processando por milênios.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: