Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Recuperação da Economia Brasileira

1 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

É evidente que todos estão torcendo pela recuperação da economia brasileira, mas há que se considerar que ainda ela é modesta, não atingindo os níveis já registrados no passado, embora deva ser considerada positiva.

clip_image002

Gráfico das vendas de veículos no mercado interno, constante do artigo publicado no Valor Econômico

Marli Olmos é considerada a jornalista mais capacidade na análise da indústria automobilística. Ela publicou um artigo publicado no Valor Econômico que merece ser lido na íntegra. Depois de um período em que demanda interna de automóveis atingiu uma baixa registrada em fevereiro, ela vem se recuperando com flutuações, mostrando que muitos consumidores estão se sentindo seguros para trocar seus carros que já se deterioraram por novos, pois se sentem animados para tomar seus riscos, na perspectiva de continuidade de melhora nos próximos meses.

A indústria automobilística figura entre as mais expressivas das manufaturas brasileiras, indicando que algo parecido acontece em outros setores industriais, vital para a criação de empregos de qualidade. A agricultura como o comércio e os serviços já proporcionam esperanças de modestas melhoras neste segundo semestre, ainda que continuem existindo motivos de incertezas no quadro político brasileiro. Não se pode esperar a recuperação que já se observa na economia mundial, mais vigorosa, notadamente nos Estados Unidos, mostrando que está se registrando uma separação entre o quadro econômico e o político.

A economia brasileira passa por uma transição que não assegura um ritmo contínuo de crescimento, pois passa por uma transição, que só pode proporcionar sinais mais animadores depois das eleições e do novo governo. Mesmo assim, existem problemas graves a serem superados sobre os quais não existem ainda razões para um otimismo mais elevado.

Os indicadores de emprego também não são animadores, por ora, nem nas inovações dos veículos para serem competitivos no mercado internacional. Mesmo que as medidas protecionistas tomadas no passado estejam sendo condenadas na Organização Mundial do Comércio (OMC), espera-se que, com suas revogações, haja possibilidade de se voltar aos trilhos.

Sem a recuperação da indústria, mesmo com os setores primários e terciários em melhor situação, não se conta com um desenvolvimento razoável que permita a ampliação do mercado interno e elevação da renda da população. No entanto, há que se admitir que o quadro começa a melhorar de forma modesta, que não deixa de ser um bom sinal.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: