Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Surpreendentes Hábitos Diferentes até nas Compras

4 de setembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Sabia-se que existem grandes diferenças dos produtos consumidos nas diferentes regiões de um gigantesco país, mas até os hábitos nas formas de compras acabam sendo variados.

image

Quantidades das compras apresentam diferenças acentuadas na China. Foto constante no China Daily

Sabia-se que existem muitas diferenças nos produtos como os alimentícios consumidos nas diferentes regiões da China dados às características do Norte e do Sul, do Leste e do Oeste num país de grandes dimensões geográficas. Um artigo publicado no China Daily informa que no Sul daquele país, mais tropical, o hábito de compra de alimentos costuma ser para apenas uma ou duas refeições. Um repolho ou acelga, por exemplo, pode ser comprado em sua metade ou inteira no Sul, enquanto no Norte, mais frio, chega-se a comprar cerca de 25 quilos por vez.

Algo parecido também acontece com as frutas, como a melancia ou o melão. No Norte, ninguém se dispõe a comprar a outra metade, o que acontece também com as quantidades de legumes e tubérculos. Quando um cantonês se muda para o Norte do país, estes diferentes hábitos acabam provocando pequenos transtornos.

No Brasil, localizado no Hemisfério Sul, apresentam-se problemas distintos da China, além das diferenças dos produtos que costumam ser consumidos, o que acaba determinando uma grande diversidade de alimentos que, dadas às dificuldades de transporte e conservação, acabam sendo acentuadamente regionais.

image

Frutas vendidas em pedaços nas grandes metrópoles brasileiras

Isto acontece também entre o Leste e o Oeste da China como do Brasil, pois produtos marinhos são difíceis de se dispor no outro lado do país, ainda que existam alguns substitutos como os peixes fluviais. Mas também existem diferenças regionais de cereais, como o trigo ou o trigo sarraceno, além da disponibilidade de águas em solos com acentuadas diferenças, que vão desde os arenosos até os mais férteis, que favoreceram a preservação das florestas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: