Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Bebidas Como Café e Chá dão Muitas Voltas nas Demandas

27 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Uma matéria de Simon Roughneen foi publicada no Nikkei Asian Review questionando se a Ásia pode aumentar a sua demanda de chás novamente.

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Gráfico sobre o mercado de café e chás publicado no artigo do Nikkei Asian Review

Como representante do Brasil na Organização Mundial do Café há muitos anos, na década dos anos 1970, lembro-me das discussões dos principais produtores do Brasil e da Colômbia sobre o aumento da demanda do produto nos países asiáticos. Havia um sonho de cada chinês tomasse uma xícara de café por dia, a demanda seria maior que a produção de café do mundo daquele período. Alguns entendiam que os consumidores de chás não os substituiriam pelo café, no que se enganaram, pois a expansão recente do consumo do café na Ásia é impressionante, com a disseminação de muitas lojas de redes internacionais. Agora, parece que há um esboço de reação da demanda de chás no mundo, que apresentam muitos tipos diferentes, havendo redes com produtos sofisticados de diversas origens.

A situação é tal que o Vietnã que se tornou o segundo produtor de café no mundo, passando a Colômbia, é também o sexto maior em chás, predominantemente de verdes. A Indonésia é a quarta maior em café e a sétima em chás. A China ocupa uma área equivalente a Israel para produzir chás, havendo até um que custa até US$ 1 mil por meio quilo.

Estima-se que a demanda de chás deve crescer 15% ao ano nos próximos cinco anos, enquanto o crescimento do café está estimado em 11,3%. Na região Ásia – Pacífico, o consumo per capita de café foi de US$ 4, de US$ 42 na Europa Ocidental e US$ 38 na América do Norte em 2016, segundo uma empresa especializada. O chá consumido na Ásia caminhou para o refrigerado pronto, substituindo os refrigerantes. Alguns consumos de chás gelados também se observam no Brasil.

Tudo indica que a melhoria da renda das populações associada à publicidade está elevando estas demandas de bebidas de melhor qualidade, inclusive porque contribuem também para a manutenção da saúde. O que vem se observando é que a demanda de chocolate, como bebida, não vem crescendo, ainda que os seus consumos na forma de tabletes aumentem, inclusive com menor quantidade de açúcar e com teores elevados de derivados de cacau, que acabam contribuindo também para a saúde.

É claro que as publicidades também estão sendo em maior quantidade e de melhor qualidade. As informações bastante intensas estão destacando o que não é considerado de boa qualidade que provocam problemas como de obesidade.

Em todos estes produtos nota-se que um dos alvos principais acaba sendo a Ásia, até porque é onde o desenvolvimento tem sido mais marcante, ampliando o mercado consumidor.



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