Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crescimento da Hegemonia Chinesa no Mundo Globalizado

16 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

 

Todos sabem que o Congresso do Partido Comunista Chinês, sob a forte liderança do presidente Xi Jinping, pode determinar o papel que aquele país desempenhará no mundo nos próximos anos, o que parcialmente está expresso no artigo de Emma O’Brien, Garfield Reynolds e Adrian Leung, publicado no site da Bloomberg.

clip_image002

Gráfico constante do artigo no site da Bloomberg, que mostra a crescente importância da China no comércio externo na economia mundial

O artigo menciona que a mudança cambial unilateral provocada pela China em 11 de agosto de 2015 com uma significativa desvalorização do yuan foi relevante para manter a competitividade da economia chinesa nos últimos anos. Apesar da importância crescente da China, o fato concreto é que no mercado financeiro internacional, inclusive no de capitais, bem como a importância dos bancos chineses no mundo ainda não ganharam as mesmas relevâncias, esperando-se que nas próximas reuniões do Partido Comunista Chinês haja possivelmente mudanças neste sentido. Os aumentos até agora nestes aspectos são incrementais, sem nenhum salto significante, com previsão que isto seja mantido. No entanto, pode ser que as autoridades chinesas pretendam aumentar o ritmo de aumento de suas participações, até para refletir melhor seus objetivos, que não contam com outros poderes para se apor a estas decisões unilaterais.

Todos sabem que o nível do câmbio sempre foram utilizados para os equilíbrios econômicos, mas quando existem forças internacionais para tanto. O yen japonês, por exemplo, sofreu uma valorização com o chamado Acordo de Plaza em que os países desenvolvidos impuseram um novo nível para os japoneses, que não tinha como reagir diante de sua dependência na defesa externa aos norte-americanos.

Nada indica que atualmente exista um entendimento dos países desenvolvidos para impor algo aos chineses, pois todos desejam ocupar um espaço no crescimento do seu mercado. O nível das reservas internacionais que os chineses possuem aplicados nos títulos públicos dos Estados Unidos também acaba sendo relevante. Ainda que os chineses venham se concentrando nos aspectos reais da economia, também atuam nos mercados de ações e títulos públicos. Seus bancos estão se tornando importantes nos financiamentos de projetos de infraestrutura em todo o mundo, quando os demais países se encontram envolvidos em problemas políticos de variadas naturezas, com tendência de fortalecimento de posições nacionalistas.

É muito provável que as autoridades chinesas aproveitem este momento para assegurar que o ritmo de crescimento de sua economia se mantenha elevado, utilizando o resto do mundo como mercado para seus produtos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: