Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esperanças dos Princípios da Física na Política

18 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

No mínimo prevaleceu a racionalidade. No episódio da vitória de Aécio Neves no Senado Federal, não poderia se esperar senão o funcionamento do corporativismo diante de tantos políticos indiciados nos processos criminais. O que se pode lamentar é a precariedade do Ministério Público Federal no preparo destes processos de 17 senadores suspeitos por irregularidades que votaram a favor do seu colega senador Aécio Neves para também não serem prejudicados futuramente.

clip_image002

O Senado Federal reverteu o afastamento de Aécio Neves por 44 votos a 26, mas no encerramento da sessão não houve comemoração

O encerramento desta sessão foi de grande discrição, sem nenhuma comemoração, pois os senadores estão conscientes que devem enfrentar os seus eleitores nas próximas eleições. Ainda que os processos políticos tenham pouco relacionamento com a física, sempre há uma possibilidade de que ações provocarem reações em sentido contrário na mesma intensidade.

De um lado, ainda que se espere que a Lava Jato seja uma conquista que alterou o quadro político brasileiro, o exagerado estardalhaço na sua divulgação provocou, no mínimo, parte da reação dos políticos indiciados, como pode ser observado em muitos dos pronunciamentos dos eleitos.

Mas também existe quem acredita que os eleitores estão cansados de tantas bandalheiras cometidas por muitas autoridades, podendo começar a exigir aperfeiçoamentos na legislação para evitar o funcionamento do corporativismo.

Ainda que a Constituição de 1988 estabeleça que o Supremo Tribunal Federal dê a última palavra sobre a sua interpretação, o fato concreto é que muitos interpretam que seus membros ficaram evidentemente rachados, acovardando-se no enfrentamento com os senadores, que anteciparam a possibilidade de uma crise institucional entre poderes da República.

Ficou claro que não se trata exatamente de uma República, pois alguns gozam de privilégios que não podem ser estendido a todos igualmente. Observam-se também algumas tendências preocupantes, como militares serem julgados por seus colegas nos possíveis crimes que tenham cometido com civis, uma questão típica de regimes autoritários.

Recentemente, tem havido uma exagerada politização nas questões que deveriam decididos por critérios técnicos. O que se espera é que depois de esfriadas as cabeças nestas questões políticas, haja uma serenidade para aperfeiçoamentos legislativos que voltem a propiciar soluções mais racionais para muitas questões que estão envolvendo exageros de paixões.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: