Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Que Explica Parte da Queda da Inflação no Brasil

9 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que o governo procure afirmar que a queda da inflação esteja beneficiando a recuperação da economia brasileira, o fato concreto é que a chamada safrinha virou uma safrona impulsionada pelo clima, notadamente a de milho, favorecendo outras produções que usam rações como a de carne bovina, suína e avícola. Isto dependeu pouco da ação governamental.

image

Gráficos constantes do artigo no Valor Econômico, que vale a pena ser lido na íntegra

O desenvolvimento da agricultura brasileira, notadamente com o abandono da aragem das terras, permitindo o chamado plantio direto sobre o solo, que colheu a primeira safra do ano viabilizou uma segunda safra que era conhecida como safrinha e que se tornou uma safrona, principalmente a de milho. Isto permitiu que as rações que usam o milho tivessem preços convenientes, ajudando na queda do custo da carne bovina, suína e de aves no Brasil. Este movimento não foi provocado pela política agrícola, mas foram os produtores agrícolas brasileiros descobriram a sua possibilidade e disseminaram esta técnica por parte importante das regiões produtoras do país.

O gráfico acima mostra o aumento das áreas cultivadas na segunda safra e as produções correspondentes de milho, podendo se observar que não é um fenômeno que ocorreu somente neste ano, mas veio aumentando de forma significativa nos últimos tempos, a ponto de se tornar até maior que a safra principal desde 2011/2012. As terras utilizadas e os equipamentos agrícolas são as mesmas, que no passado ficavam quase ociosas por meio ano e passaram a ser utilizadas duas vezes por ano. O custo é somente o da depreciação mais acelerada dos equipamentos que são mais utilizados durante o ano, não havendo prejuízos com relação às terras.

Estas técnicas que são aplicadas principalmente no milho também são utilizadas na soja e nos casos das áreas irrigadas pelo chamado pivot central existe possibilidade de até mais uma produção adicional, normalmente para a produção de sementes que apresentam preços mais elevados. Os agricultores, no caso, além das energias para a irrigação, necessitam também contar com a água que será utilizada neste processo, bem como equipamentos para a irrigação.

Ainda que estas técnicas tenham recebido ajudas iniciais como da Embrapa, o grosso das mesmas veio ocorrendo por iniciativas dos produtores mais qualificados e elas foram sendo disseminadas para outros que notaram as suas vantagens econômicas.

São indicações que o setor rural brasileiro, que está sendo prejudicado pelo câmbio valorizado, veio sustentando o restante da economia brasileira. Outros produtos agrícolas que não podem passar ainda por estes processos também estão avançando até com o uso de vinil house, onde muitas condições climáticas acabam sendo superadas de forma artificial, como também vem ocorrendo no resto do mundo.

Há que se prosseguir nestes avanços tecnológicos, pois as concorrências de países asiáticos também estão intensas, principalmente nas regiões de elevadas populações e limitações de terras para a produção agrícola.

A queda dos preços dos alimentos é importante para os índices da inflação no Brasil, e na medida em que a inflação se mantém baixa, abre espaços para outros consumos das famílias que estão sustentando a demanda de roupas e outros produtos que fazem parte do consumo de membros de uma família.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: