Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Que Yinchuan na China Tem Em Comum Com São Paulo?

13 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image001Já existem muitas smart cities no mundo como no Japão, sendo que a China está procurando desenvolver Yinchuan, ligando-a totalmente por uma rede de fibra ótica. O que este tipo de nova cidade tem em comum com uma metrópole gigantesca como São Paulo parece difícil de ser compreendido.

Foto de parte de Yinchuan, uma smart city, de 2,5 milhões de habitantes da Chin.

Quando se nota um artigo escrito por Françoise Terzian publicado no Valor Econômico, acaba se ficando confuso sobre o que esta smart city teria em comum com São Paulo, uma gigantesca metrópole já consolidada, que tem problemas diversos das cidades médias e novas que podem ser planejadas para o melhor aproveitamento de todos os serviços públicos oferecidos. Como os de trânsito, comunicações, infraestrutura de abastecimento de energia e água, atividades sociais como educação, saúde, previdência, cultura etc. Depois de uma leitura mais cuidadosa do artigo bem como outras informações disponíveis na internet sobre Yinchuan, acaba-se ficando confuso sobre o que poderia ser aproveitado, por refletirem problemas comuns.

Tudo indica que empresários brasileiros, aparentemente pouco informados, teriam ficado deslumbrados com o que está acontecendo naquela cidade chinesa e, aproveitando uma viagem do prefeito João Doria Jr., teriam promovido o estabelecimento de um protocolo, onde parte da tecnologia de informática lá utilizado pudesse ser examinada sobre a viabilidade do seu uso em São Paulo e outras cidades brasileiras de menor porte. Ainda que a ideia seja louvável, parece que outras coisas mais semelhantes poderiam ajudar se fossem aproveitadas no Brasil.

Quando as realidades e culturas são muito diferentes, mesmo existindo muitas ideias boas, ainda que parte das tecnologias possa ser doada, há que se examinar todos os demais custos envolvidos, pois os recursos disponíveis são limitados. À primeira vista, tudo indica que as condições existentes nos dois casos são muito diferentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: