Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Lamentáveis Incidentes nos Estados Unidos

4 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 1 Comentário »

clip_image001Para muitos, os acontecimentos como os que ocorreram em Las Vegas, nos Estados Unidos, acabam sendo incompreensíveis, ainda que naquele país cada Estado tenha o direito de regulamentar a aquisição de armas, mesmo de grande potência.

Homenagem às vítimas de Las Vegas

Todos sabem que os Estados Unidos contam com forças que são a favor da venda de armamentos mesmo pesados alegando que se destinam às suas defesas pessoais, assunto que é regulado pelos Estados daquele país. A repetição constante de atentados como os praticados por Stephen Paddock, que só pode ser considerado um anormal, acaba exigindo um mínimo de regulamentação, pois não parece que ninguém que se sinta ameaçado tenha acesso à quantidade de armas pesadas como neste lamentável caso.

O ideal seria que ninguém tivesse esta facilidade de compra destes armamentos, mas, como cada Estado daquele país pode regulamentar o assunto, ele poderia ser limitado para uma quantidade mínima. A imprensa noticia que, além do hotel que foi utilizado, o criminoso dispunha de um total de 47 armas em suas duas casas. Como estes acontecimentos acabam estimulando outros doentes, não parece razoável se esperar a redução de casos semelhantes sem uma intervenção das autoridades, como o que vem acontecendo de forma repetida.

Todos sabem que existe uma poderosa organização nos Estados Unidos que procura inibir iniciativas visando a regulamentação, ligado à indústria de rifles, que se espera esteja sendo pressionada pela opinião pública para a sua eliminação, se possível, mas no mínimo uma normatização razoável.

Parte destes armamentos pesados acaba sendo exportados chegando até as favelas brasileiras, como as do Rio de Janeiro. Não se trata, portanto, de um problema isolado daquele país, mas que acaba provocando consequências em outros lugares. A diplomacia brasileira deve se manifestar fortemente contra a falta de uma regulamentação razoável, pois está afetando também o Brasil.

Com tanta coisa que precisa ser feita pela humanidade, todos nós temos que também nos preocupar com estas claras distorções. Se os Estados Unidos acabam se atrapalhando com estes problemas, exigindo até o tempo precioso do seu presidente, acaba se entendendo parte dos problemas que estão se avolumando naquele país, que está ameaçado de perder a liderança que tinha no mundo.


Um comentário para “Os Lamentáveis Incidentes nos Estados Unidos”

  1. João Salgado
    1  escreveu às 15:43 em 5 de outubro de 2017:

    Sério que alguém ainda acha que estas constantes matanças, estes massacres, são devido a liberação da posse de armas? Os EUA são um povo doente. Recordes de suicídios, o uso de drogas que atinge desde as classes mais baixas, passando pela classe média até os ricos, aproximadamente 4 mil serial killers soltos (números oficiais do FBI), um estado policial que se faz passar por democrático, um governo que governa para os ricos e poderosos, fome, miséria e um absurdo desequilibrio social crescente… entende-se porque eles se matam, quando não com armas, mas vítimas de infarto, de tanto comer gordura. Triste.


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: