Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisas de Opinião no Brasil

2 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Tudo indica que muitas pesquisas de opinião feitas por variadas empresas no Brasil apresentam diferenças de qualidade e seus resultados merecem ser considerados com reservas, notadamente quando se referem às possibilidades eleitorais que ainda devem evoluir no tempo até as vésperas das eleições. Elas sugerem a situação no momento, pois nota-se que apresentam diferenças dependendo das suas datas.

clip_image002

Gráficos constantes do artigo na Folha de S.Paulo

As pesquisas efetuadas pela Datafolha são mais rigorosas nas metodologias adotadas e estão apresentadas na Folha de S.Paulo, cujo artigo deve ser lido na íntegra, mas as confusões do atual quadro econômico político não permitem clareza total mesmo para os analistas profissionais, havendo muitas informações que parecem indicar dúvidas da parte da população.

clip_image004

Gráficos constantes da Folha de S.Paulo

O custo destas pesquisas não permite amostras muito grandes e diferenciadas pelos níveis de renda dos consultados, localidades onde moram, se estão com emprego ou não, formal ou informalmente, entre outras situações. Certamente, os pesquisados devem estar influenciados pelas situações em que se encontram e seria interessante constatar as diferenças nas mesmas.

Em qualquer hipótese, as avaliações do governo Michel Temer continuam baixas, mas melhorando ligeiramente. Apesar da intensa publicidade do governo tentando informar que a situação está melhorando, tudo indica que a percepção da população não é a esperada pelas autoridades, ainda que suavizada. Muitos procuram vender a ideia que reformas relevantes estão sendo feitas com grande sacrifício, mas não corresponde à percepção da população que têm dúvidas sobre suas eficácias, que tendem a atender as reivindicações dos políticos que se posicionam contra a investigação de possíveis irregularidades que tenham sido cometidas pelas personalidades mais importantes do atual governo.

No caso do presidente Michel Temer sabe-se que mesmo não podendo ser condenado enquanto no mandato, ao seu término os processos terão continuidade, embutindo riscos elevados pela sua condenação.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: