Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Quinhentos Anos de Martinho Lutero

30 de outubro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

imageCom os 500 anos das manifestações de Martinho Lutero com divergências com a Igreja Católica de Roma, comandada na época pelo papa Leão X, acirrou-se as pluralidades entre os cristãos, indicando que hoje se caminha para o ecumenismo no mundo globalizado. Confesso que não sou um especialista nestes assuntos.

O alemão Martin Luther (1483-1546), nome traduzido para o português como Martinho Lutero, que provocou a reforma protestante

Fui batizado na Igreja Católica, como a maioria dos descendentes de imigrantes japoneses nascidos no Brasil, quando ainda não tinha nenhuma consciência religiosa. Por ter frequentado a Escola Dominical da Igreja Metodista Livre na infância e trabalhado por muitos anos no Advisory Committee on Technical Service, ligado ao Conselho Mundial de Igrejas com sede em Geneve, Suíça, devo ser considerado evangélico ou protestante. No entanto, a tendência atual no Conselho Mundial de Igrejas parece ser no sentido chamado ecumenismo por manter contatos frequentes com outros cristãos como não cristãos, como budistas e muçulmanos, entre muitas outras diferentes religiões.

Além dos chamados protestantes, os cristãos católicos também estão divididos como os ocidentais, que tinham como base Roma, e orientais, que tinham Istambul como sede, além das diversas correntes ortodoxas, como entre os russos. O fato concreto é que Lutero, entendendo que cada cristão poderia se relacionar diretamente com Deus e interpretar a bíblia, não dependendo da hierarquia da igreja que aprova em seus diversos concílios as interpretações que também variam no tempo.

Isto resultou em multiplicações das denominações das chamadas correntes protestantes, sendo que atualmente algumas aparentam serem instituições econômicas e políticas que não podem ser consideradas religiosas, aproveitando as vantagens fiscais proporcionadas pelas diversas legislações às religiões. São distorções frequentes como as que ocorrem no Brasil que contrariam muitos que se consideram cristãos.

Lamentavelmente, as religiões se baseiam em dogmas nos quais seus membros acreditam, não sendo objeto de discussões e debates baseados na lógica, o que leva também muitos a não optarem por nenhuma delas. Muitos são os que possuem suas filosofias sem que possam ser qualificados como religiosos.

Depois da Segunda Guerra Mundial houve uma tendência no sentido que também assuntos seculares fossem objeto de ações com cunho religioso. Assim, como existe um imposto religioso na Alemanha, o produto de sua arrecadação é dividido pela Igreja Católica e pelo Conselho Mundial de Igrejas, que também contemplam projetos de caráter social, notadamente nos países chamados subdesenvolvidos e até emergentes. O Advisory Committee on Technical Service é um organismo técnico que providenciava os processos para alocação deste tipo de recurso, como uma tentativa de se tornarem exemplos para outros projetos. Pelo que é do meu conhecimento, a Igreja Católica Apostólica Romana fazia o mesmo por intermédio do organismo chamado Miseror, com sede em Bruxelas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: