Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Amplitude da Culinária Latino-Americana

20 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002A diversidade da culinária brasileira dificulta o conhecimento de outras da América Latina, que também apresentam sofisticações difíceis de ser conhecidas. Uma chef colombiana foi eleita a melhor desta região do mundo.

A chef colombiana Leonora Espinosa foi eleita a melhor da América Latina pelo 50 Best da América Latina. Foto constante do site da O Globo

Tamanha é a diversidade da culinária brasileira que dificulta que a peruana, por exemplo, seja considerada no mundo melhor do que a do Brasil, pela qualidade dos seus ingredientes. De forma similar, a Colômbia, que vem se destacando econômica e politicamente nesta parte do mundo, é pouco conhecida também pela sua culinária, a ponto da melhor chef da América Latina seja proveniente daquele país, extravasando o campo somente das diversidades dos materiais utilizados nas suas diversas regiões, como o uso inteligente de utensílios na sua bela apresentação, pois ela é formada em Belas Artes.

clip_image004

Foto do “oro de mel”, criação da chef Leonora Espinosa, publicada no artigo do site de O Globo

Além de ser formada em Belas Artes, o que contribui para a artística apresentação das suas criações, uma matéria publicada pela Luciana Fróes no site de O Globo informa que a chef Leonora Espinosa comanda o Leo, de Bogotá, inspirada nas culturas que ajudaram a formar a população colombiana, como índios, afrodescendentes e espanhóis que marcam muitos camponeses daquele país. O seu steak tartare, por exemplo, usa leite de coco, grãos de feijão, calêndula e azeite de presunto, manteiga e alho negro. Não é fascinante?

Seu jantar completo começa com uma série de drinques com componentes desconhecidos dos brasileiros, bem como ingredientes de diversas regiões colombianas nas suas criações, tudo apresentado de forma elegante em recipientes que são verdadeiros objetos de arte. Ela já foi premiada pelo Basque Culinary World Prize, que certamente denota também a influência europeia.

clip_image006

Foto da folha crocante salpicada de pó de flores dos Andes, cubio – tubérculo com toques de mentol e anis, e molho com redução de três tipos distintos de carne, constante da matéria no site de O Globo

Parece evidente que a boa situação econômica e política da Colômbia contribui para o destaque que sua culinária está ganhando na região e no mundo. Espera-se que no Brasil, que passa por algumas dificuldades, a criatividade dos seus chefs permitam se constituir em desafios para a elaboração de uma boa culinária.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: