Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aperfeiçoamentos Até no Café

17 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Mesmo produtos tradicionais como o café passam por constantes aperfeiçoamentos para facilitar a produção da bebida e melhorar sua qualidade. Um aspecto do assunto consta do artigo de Nana Shibata, publicado no site do Nikkei Asian Review.

A Key Coffee japonesa está congelando as cerejas de café para obter uma bebida de melhor qualidade, ainda que com preços elevados. Foto constante do Nikkei Asian Review, que vale a pena ser lido na íntegra

Apesar de o Brasil continuar sendo o maior produtor de café do mundo, as tentativas de melhorar a sua qualidade como a facilidade na produção da bebida tem avançado menos rapidamente do que nos seus concorrentes no exterior. Os asiáticos estão superando até outros países latino-americanos na quantidade e agora tenta melhorar a qualidade de suas bebidas, tanto que o Vietnã superou a Colômbia como a segunda produtora em quantidade.

A fazenda de café da japonesa Key Coffee na Indonésia passa a produzir café de elevada qualidade a partir dos grãos congelados que são transportados para o Japão. Informa-se que com isto, em vez das cerejas serem secas para retirar a sua polpa externa, se os amadurecimentos finais ocorrem com eles congelados aumenta-se a sacarose, os ácidos orgânicos e os aminoácidos livres e isto melhora o aroma e a qualidade do café. Evidentemente os consumidores diferem em suas preferências, havendo muitos que o aprecia com maior acidez, sendo que o preparo final da bebida apresenta muitas técnicas alternativas, para atender os desejos dos consumidores.

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Testes de bebidas para avaliação da qualidade das mesmas

Os custos deste novo produto são mais elevados e eles devem competir com os mais caros. Mas, comparando com décadas passadas, as tecnologias para a produção das bebidas vieram evoluindo, passando pelo café instantâneo até as diversas cápsulas onde blends variados de café são facilmente servidos para os consumidores, de forma bastante higiênica. O Brasil efetua poucos esforços para estas melhorias, ainda que já existam pequenas quantidades de cafés de elevada qualidade, até orgânicos.

Os preparos das bebidas passam do tradicional com o uso do coador ou dos pós ficando nos copos (como os árabes), mas a disseminação mais recente tende a usar as variadas cápsulas que podem oferecer diversos tipos de blends, que são mais práticos para consumos comerciais como individuais.

Como o mercado de café é o maior do mundo em termos de bebida, superando até os muitos tipos de chá, os brasileiros também precisam acompanhar tudo que está se inovando no mundo, para não ficarem demasiadamente atrasados, como simples fornecedores da matéria-prima.



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