Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Captação de Recursos Para Projetos Ousados

30 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Com a elevada liquidez existente no mercado financeiro internacional, alguns ousados grupos estão captando volumosos recursos com a ajuda de famosas instituições financeiras, sem que os projetos sejam devidamente analisados nos seus retornos futuros, o que aumenta sempre seus riscos.

O mercado internacional de recursos financeiros com elevada liquidez está cogitando de gigantescas captações de recursos para projetos ousados, como do Alibaba. Foto publicada no Nikkei Asian Review

Depois de ousadas captações de recursos no mercado, empresas como a Alibaba estão cogitando de novas multibilionárias operações com a ajuda de importantes instituições financeiras. Todos sabem que o mercado está com alta liquidez com possibilidades de elevação próxima das taxas de juros, ainda que de forma moderada, como do FED – Banco Central dos Estados Unidos, que costuma puxar os demais mercados. Um artigo publicado por Joyce Ho no Nikkei Asian Review informa sobre esta eventualidade com a ajuda de instituições financeiras conhecidas como o Morgan Stanley, Citigroup, Credit Suisse, Goldman Sacks e JP Morgan, entre outros.

Os investidores mais cautelosos ficam assustados pelo rápido crescimento das vendas online destes grupos que contam com sistemas sofisticados de logística, mas o mercado financeiro costuma contar com flutuações exageradas, como as que estão elevando as cotações de muitas ações e títulos. Se a economia não continuar crescendo mais rapidamente por razões políticas, por exemplo, sempre há possibilidade de haver uma espécie de estouro da bolha, que ocorre também pelo mercado imobiliário e das moedas virtuais que não estão sendo controladas por nenhuma autoridade.

Como todos sabem, estes mercados não são totalmente racionais, havendo um forte componente psicológico coletivo, que costuma ser extremamente emocional. Ainda que esteja havendo uma recuperação moderada na economia mundial e razoavelmente alta no mercado chinês, há razões para se acreditar numa pequena redução, diante de muitos riscos que estão se elevando. Um decorre dos lançamentos de míssil da Coreia do Norte e outros do aquecimento global que está provocando grandes problemas climáticos, além de mudanças extremamente conservadoras e liberais em alguns países do ponto de vista político.

É difícil acreditar que estas empresas continuarão crescendo de forma exuberante e interminável, havendo naturais flutuações como em qualquer mercado. São fenômenos difíceis de serem controlados, mesmo por empresas muito bem estruturadas. Quando uma parte substancial dos investimentos indispensáveis ocorre com resultados obtidos pelas empresas, não haveria com que se preocupar. O que causa sempre algum desconforto é quando os mesmos dependem fundamentalmente de captações de recursos adicionais no mercado, que também costumam apresentar flutuações.

Por mais que as avaliações sejam feitas com cuidado, não existe uma forma que assegure não haver riscos, que é da natureza dos mercados de ativos financeiros. Mas sempre existem dificuldades nestas operações, como já se observou em outras operações similares. Portanto, parece que seria conveniente os investidores considerarem todos os riscos envolvidos, não se deixando levar pelas euforias que costumam ocorrer com certa frequência, pois as instituições financeiras são mais rápidas nas suas operações em mercados flutuantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: