Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Centenário do Ashram de Mahatma Gandhi

20 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Poucas personalidades mundiais deixaram uma herança espiritual como Mahatma Gandhi. Neste ano, se comemora o centenário do ashram criado por ele e se espera a visita de mais de 800 mil visitantes ao seu retiro espiritual, entre hindus e estrangeiros.

Foto da entrada ao asharam, retiro espiritual de Mahatma Gandhi em Ahmedabad, Gujarat, na Índia, constante do Nikkei Asian Review

Tenho um parente extremamente próximo que estava preparado no Brasil e no exterior para ser o principal executivo de uma empresa altamente rentável, que se destaca no mundo. No entanto, dada às influências de Mahatma Gandhi, ele decidiu dedicar um ano de sua vida para visitar o Tibet, Nepal e a índia e finalmente optar por trabalhar pelos indígenas latino-americanos numa organização que recebe suporte internacional. Seus valores, que respeito profundamente, considera que não são os ganhos pessoais ou empresariais as coisas das mais importantes na vida humana.

Todos sabem que Mahatma Gandhi viveu de forma espartana e na sua luta pela independência da Índia do Reino Unido, sem a violência, deu um exemplo vivo do que é possível conseguir com determinação, muito mais do que com o emprego da força. Muitos são seus seguidores no mundo atual extremamente conturbado, onde povos desejam subjugar outros, não acreditando na inteligência humana, onde as ideias são armas mais poderosas que as de fogo, como a ahimsa, a não violência.

Sua persistência de 1917 a 1947 forçou a independência da Índia. Acabou sendo assassinado em 1948, mas suas ideias continuam vivas até hoje, por um centenário, esperando que ajude nas soluções pacíficas de divergências profundas entre povos. Suas lições poderiam ajudar o Brasil, onde a classe política parece aspirar somente benefícios pessoais ou grupais. Não eram somente teorias, mas eram executadas na prática. Como a ideia de satyagraha, insistência polida sobre a verdade.

Um conceito importante é o da charkha, a porta giratória, que leva a fiação de algodão para a produção da roupa indiana, como forma de modesta autossuficiência. A Índia já recebeu a visita neste ano de Xi Jinping, da China, e Shinzo Abe, do Japão, continuando a ter importância não somente pela dimensão de sua população, mas pelas ideias profundas, como de Mahatma Gandhi.

Fica-se imaginando que o Brasil também precisa de muitas ideias como as de Gandhi com o que tem de mais expressivo. Quando o mundo discute o problema da poluição global, onde a preservação da natureza ganha importância vital, esperava-se que as ideias de alguns brasileiros neste sentido fossem enfatizadas, sem que proveitos próprios de curto prazo prejudiquem o que precisa ser mantido, de forma crescente, por prazos mais longos, com muita persistência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: