Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

China que nos Assusta e Causa Inveja

24 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Quando abrimos os meios de comunicação internacional e vemos somente num dia tantas notícias bombásticas sobre a China, acabamos ficando com inveja e, ao mesmo tempo em que assustados com a velocidade das mudanças em andamento no mundo, que o Brasil precisa tentar acompanhar.

Automóvel voador chinês, conveniente para táxis, produzido em Guangzhou, em foto no site da Bloomberg

Tudo indica que a China vem acelerando o emprego de tecnologias avançadas em diversas áreas, como nos automóveis voadores. Todos sabem que os chineses são os mais avançados nos veículos elétricos não poluentes, por disporem de baterias de íon de lítio de alta eficiência. Eles estão aplicando a inteligência artificial para as produções em séries de produtos industriais, como o rápido e eficiente aprendizado do inglês, além de atender às necessidades das farmácias para medicamentos com emprego de sofisticados sistema eletrônicos. Tudo dentro da programação do chamado Made in China 2025, recentemente aprovada no 19º Congresso do PC Chinês.

O China Daily estampa a foto do porta-aviões totalmente produzido na China, que vai ampliar a sua presença militar nos mares que lhes interessam, para a proteção de suas rotas de abastecimento, além dos aeroportos que instalaram nas ilhas que foram criadas. Todos sabem que os chineses aumentam sua capacidade militar de forma significativa.

clip_image004

Foto do porta-aviões chinês totalmente produzido com tecnologia daquele país, na cidade de Dalian, publicada no China Daily

A recente mudança da política chinesa com relação à presença de bancos estrangeiros parece que já atrai as grandes organizações financeiras mundiais, como noticiado no China Daily

clip_image006

Foto publicado no China Daily

Ainda que o China Daily seja um órgão oficial do governo chinês, algumas entrevistas com acadêmicos importantes daquele país mostram seu interesse sobre o chamado “sonho chinês” a que se referiu Xi Jinping, principalmente em contribuições culturais, inclusive na preservação do meio ambiente em termos internacionais. Começou com a entrevista do professor Ji Naili, da Universidade de Nankai, que se referiu aos aspectos políticos na China e no exterior, e com Lyu Jia, da Universidade de Tsinghua, sobre a contribuição na preservação do meio ambiente.

clip_image008

Ilustração da presença chinesa no mundo, contribuindo em diversas áreas

Prosseguiu com depoimentos do professor Hu Augang, da Universidade de Tsinghua, sobre educação, que é uma elevada prioridade chinesa, e de Xu Hangezi, do Centro Chinês para Intercâmbio Internacional, falando sobre o intercâmbio no desenvolvimento sustentável. Muito destes acadêmicos chineses possuem experiência internacional, inclusive com doutorados em universidades estrangeiras, notadamente dos Estados Unidos, além de trabalhos em instituições internacionais.

É preciso observar que enquanto a China consta da pauta da imprensa internacional, o Brasil parece ter perdido a importância que tinha, figurando somente com notícias sobre suas dificuldades. É preciso voltar a figurar como um país emergente que tem condições de dar sua contribuição para a melhoria do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: