Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisas Com Inteligência Artificial

3 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Num importante trabalho conjunto do grupo Nikkei com a gigante holandesa de publicações acadêmicas Elsevier, divulga-se as organizações que se destacaram de 2012 a 2016 no mundo nas pesquisas de Inteligência Artificial, mostrando o avanço das instituições asiáticas, como publicado no Nikkei Asian Review.

image

Tabela publicada no Nikkei Asian Review

Os trabalhos acadêmicos publicados nas revistas científicas são considerados relevantes na medida em que são mencionados em outros artigos em revistas que costumam ter avaliações de um mínimo de dois comentaristas mantidos incógnitos. Um importante trabalho conjunto do grupo Nikkei do Japão com o gigante das publicações científico holandês Elsevier sobre o período de 2012 a 2016 está sendo divulgado, dando uma importante noção de onde estão feitos os trabalhos importantes que utilizam a Inteligência Artificial, que está na ponta dos conhecimentos científicos.

Na lista dos 10 mais importantes países, destacam-se China e Cingapura, que estão avançando recentemente, ainda que os Estados Unidos mantenham a liderança. Na lista das 100 organizações, constam nada menos do que 16 novos da China (além de três outros de Hong Kong), bem como Cingapura com três e até a Malásia com dois, ficando o Japão e a Coreia do Sul com somente um. Também a Universidade de São Paulo figura, ainda que em 98 º posição.

Um artigo de Shigenori Arai publicado no Nikkei Asian Review comenta estes resultados informando que muitos trabalhos publicados na Malásia estão redigidos em inglês, o que facilita a sua disseminação, enquanto os dos japoneses muitos ainda são escritos em língua japonesa. Lamentavelmente, o inglês se tornou a linguagem universal no mundo científico.

Este site vem ressaltando os avanços que se registram no pequeno país cidade que é Cingapura, que tem como retaguarda a Malásia, à qual é ligada por uma simples ponte. Quando se examina a lista das 100 instituições que constaram da pesquisa efetuada é que se pode ter uma noção do esforço de pesquisas com Inteligência Artificial que vem sendo efetuado no mundo, com destaque na Ásia.

Os Estados Unidos ainda são importantes com suas universidades como organizações privadas que efetuam pesquisas, bem como o Reino Unido, além dos países europeus. Também surpreende os brasileiros o aparecimento de duas instituições do Irã pouco conhecidas no Brasil. Estes dados devem sofrer significativas modificações nos próximos anos, com os cortes das verbas para a pesquisa em alguns países, com destaque para o Brasil, enquanto países asiáticos, notadamente a China, intensificam suas pesquisas nas universidades como outras organizações.

Para que os leitores deste site tenham uma noção mais completa do que está ocorrendo atualmente nestas pesquisas de ponta no mundo, segue abaixo onde se pode localizar a lista das noventa instituições que completam a lista dos 100 mais importantes: https://asia.nikkei.com/Tech-Science/Tech/China-s-AI-ambitions-revealed-by-list-of-most-cited-research-papers.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: