Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pragmatismo Japonês no Relacionamento com a China

29 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Os Estados Unidos e seu principal aliado na Ásia, o Japão, efetuam entendimentos com os chineses visando neutralizar a Coreia do Norte com suas ameaças com foguetes e armamentos nucleares, que afetam o Extremo Oriente. Acabam participando de programas que interessam à China do ponto de vista econômico.

Mapa constante do artigo publicado no The Japan Times

Todos sabem que a China é o país que mantém o comércio exterior expressivo com a Coreia do Norte, importando seus produtos, como exportando praticamente tudo que aquele país necessita. Para manter o equilíbrio do Extremo Oriente somente a China tem condições de entendimentos diplomáticos para congelar a situação para que não se agrave mais do que atualmente. Mas os chineses, para desempenhar este papel, estão cobrando caro dos Estados Unidos e do Japão, conseguindo apoios em diversos outros programas de seu interesse econômico.

Apesar do forte apoio dos países asiáticos ao programa da nova Rota da Seda, o Japão, como aliado dos Estados Unidos, mantinha-se neutro em relação a este gigantesco programa que liga a Europa aos principais mercados asiáticos. O que está ficando claro agora, com a desculpa que está se apoiando rotas de transportes terrestres e marítimos em projetos onde empresas chinesas e japonesas possam atuar em conjunto, os bancos oficiais japoneses acabarão financiando alguns projetos deste programa.

Os japoneses evitam financiar projetos portuários, pois os mesmos poderiam ser utilizados por navios militares, como já existem ilhas artificiais que viraram aeroportos que podem atender aviões da força aérea chinesa. A desculpa japonesa é que se estuda um projeto bilateral amplo, onde o primeiro-ministro Shinzo Abe estaria engajado com o primeiro-ministro Li Keqiang e até com o presidente Xi Jinping, inclusive com trocas de visitas dos mesmos por ambos os países.

Como os Estados Unidos suspenderam sua participação do TPP – TransPacific Partnership, o Japão ainda tenta com os outros países manter este programa, incluindo agora a China. No fundo, a China esta substituindo os antigos aliados que atuavam na Ásia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: