Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sinais de Turbulências Políticas no Mundo

20 de novembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image002As turbulências políticas que estão ocorrendo no mundo sugerem a necessidade de muita criatividade dos políticos, além da compreensão precisa do que estaria acontecendo.

Apesar do partido da Angela Merkel ter obtido o maior número de votos comparados com os outros, ela não conseguir compor um governo para ter a sua maioria, o que pode exigir uma nova eleição

Muitas dificuldades políticas no mundo atual estão indicando que é difícil conseguir uma composição que permita ao governo ter a maioria do Parlamento para assegurar sua estabilidade. Angela Merkel, que era uma líder incontestável da Alemanha, não consegue compor com partidos menores a maioria desejável para seu governo, exigindo que haja necessidade de uma presença maior da administração pública em questões econômicas, mesmo que haja esperanças que os sistemas liberais democráticos sejam dominantes. Se ela não conseguir o seu intento, haverá necessidade de uma nova eleição para que os eleitores decidam o que desejam.

Também no Chile havia uma expectativa que o candidato do governo tivesse uma votação mais expressiva. Mas os resultados parecem indicar que sua votação será menor do que o desejável, apresentando o risco de perder para a esquerda no segundo turno. Tudo indica que os eleitores esperam uma ação governamental mais expressiva, não se conformando que se deixe somente para o mercado as principais decisões econômicas, o que poderia agravar as desigualdades nas distribuições de renda e da riqueza.

clip_image004

Ex-presidente Sebastian Piñeda e candidato do governo conseguiu menos votos do que esperava no primeiro turno nas eleições do Chile

No Brasil, neste final do governo de Michel Temer parece que há um exagero também nos privilégios concedidos para as classes abastadas, agravando a distribuição de renda, onde os mais modestos não contam com serviços de segurança, saúde, educação e empregos, ainda que as publicidades oficiais sejam insistentes que a economia está melhorando. Parece que o ritmo da melhora continua modesto, recuperando somente parte do que já houve de retrocesso, o que não deixa os eleitores satisfeitos com o que está ocorrendo, principalmente quando muitas autoridades são suspeitas de ter cometidos irregularidades.

Comparando com o resto do mundo, observa-se que o Brasil continua se distanciando também dos demais emergentes no desenvolvimento econômico. Mesmo que isto não seja enfatizado pelos meios de comunicação e pelos que defendem a situação, tudo indica que a população não deixa se iludir facilmente, manifestando suas insatisfações de forma crescente e variada. Há que se encontrar formas criativas que permitam a punição dos corruptos, com as apresentações de provas concretas que os incriminam. Caso contrário, os resultados eleitorais poderão ser um grande desastre para os que estão no poder e apoiam gastos que privilegiam seus apoiadores que continuam na administração pública, que não está sendo enxugada nos seus custeios.

As mudanças que ocorrem no exterior costumam ser rápidas para se espalhar por todo o mundo. Há que se encontrar formas políticas que não permitam que as insatisfações acabem em caos no Brasil. Não se pode comportar como se tudo estivesse muito bem e que no futuro as reformas sejam efetuadas. Todos sabem que elas são, infelizmente, precárias. O tempo disponível parece que está se encurtando para o governo e as composições com a população não podem se restringir aos partidos e parlamentares, que não parecem refletir as aspirações de todos, imaginando que lideranças superadas estejam refletindo o que a população aspira.

Análises oficiais mais profundas são desejáveis assim como projetos bem elaborados, não dando a impressão que o governo improvisa. As duras limitações existentes precisam ser enfrentadas, nem que elas sejam antipáticas para muitas correntes políticas. O governo precisa mostrar que conta com uma equipe capaz de formular bons programas, mostrando à população que mesmo exigindo sacrifícios há grandes chances de se obter resultados positivos de forma crível para a população.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: