Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Febre do Uso da Inteligência Artificial

8 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Poucas vezes se assistiu a uma febre sobre um assunto como a Inteligência Artificial no mundo, a ponto de num só número do The Economist deste fim de semana aparecer quatro artigos importantes cuidando de aspectos destes trabalhos.

clip_image002

Charge sobre a Inteligência Artificial informando que não substituem os seres humanos, mas exigem mais especialistas como os utilizados pelos hedge funds, constante do artigo no site do The Economist

Um impressionante boom está ocorrendo atualmente no emprego da Inteligência Artificial em vários campos do conhecimento humano, envolvendo até volumosos patrocínios de grandes empresas voltadas às novas tecnologias. É uma briga de gigantes, onde as maiores estão levando vantagens, empregando multidões de talentos, a ponto de especialistas afirmarem que não necessitam destes volumosos recursos.

O assunto parece ter começado em 1987 com uma pequena conferência sobre o assunto e quando os pesquisadores formaram o Neural Information Processing Systems – NIPS. Em 2003, os pesquisadores formaram a Neural Computation & Perceptive Adaptive – NCAP que em 2012 aprendiam com os recursos de bancos de dados gigantes, alimentando empresas como o Facebook e o Google, desenvolvendo algorismos inteligentes.

7.850 participantes geraram 670 artigos publicados, envolvendo também a Microsoft, Tencent e o Target, as mais antigas, para executarem tarefas úteis. Hoje, empresas como a Mercedes Benz estão tentando recrutar cientistas para trabalharem com os carros autômatos. Já chegaram às empresas financeiras para evitar fraudes.

clip_image004

Fusões e incorporações de empresas do setor estão acirradas, gráfico publicado no site do The Economist

Muitas grandes empresas relacionadas com os avanços tecnológicos estão investindo em pesquisas relacionadas com as Inteligências Artificiais.

clip_image006

Grandes grupos estão financiando pesquisas relacionadas com a Inteligência Artificial, conforme gráfico publicado no site do The Economist

Estudos mais aprofundados poderão dar um quadro mais completo do que está acontecendo neste setor, constatando-se que significativos avanços estão ocorrendo, como na área da medicina.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: