Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Americanos Evitando Poluições das Águas na China

13 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageQuando o governo norte-americano parece pouco se incomodar com os problemas de sustentabilidade do meio ambiente, os chineses começam a se sensibilizar com os problemas de poluição, inclusive de suas águas.

Ativista ambiental chinês, Ma Jun, descobriu que as empresas poluentes das águas da China temem ser apontadas por corporações norte-americanas como contribuidoras na poluição. Foto publicada no site da Bloomberg

Mais do que as punições governamentais chinesas, as empresas poluidoras das águas naquele país temem ser mencionadas por corporações como a Apple e Wal-Mart como contribuintes das poluições na China. Ma Jun, ativista ambiental chinês, conta com a contribuição de grupos como a Alibaba neste processo, cujos dados estão sendo colecionados pela organização Blue Map naquele país. Parece que o mundo está de cabeça para baixo, pois até recentemente a China era a mais conhecida poluidora, posição que está ficando com os Estados Unidos diante da falta de sua colaboração nos acordos internacionais que estão tendo avanços, apesar de todos os pesares.

image

O gráfico constante do artigo no site da Bloomberg mostra que os dados chineses ainda são alarmantes, mas só o receio da imagem pública das empresas poluidoras já parece um indício promissor

Quando se relaciona com a indiferença das empresas brasileiras que lançam seus resíduos poluentes em rios como o Tietê e Pinheiros em plena cidade de São Paulo, há que se concluir que as empresas chinesas já registram alguns avanços, ainda que insuficientes. Na realidade, a dimensão dos problemas das águas na China é mais gritante, como este site já apontou que a sua carência de água em algumas regiões é extremamente aguda.

Além das poluições das águas nas regiões urbanas do Brasil, as pesquisas que estão sendo efetuadas na Amazônia indicam contaminações preocupantes com o mercúrio utilizado pelos garimpeiros ilegais, que estão afetando as saúdes das populações ribeirinhas como dos indígenas que consomem muitos peixes dos rios da região.

image

Garimpo ilegal do ouro com o uso do mercúrio na Amazônia

imageSe as autoridades brasileiras não tomarem medidas drásticas, mantendo-se indiferentes aos danos que estão sendo provocado ao meio ambiente, o mundo não poderá se conformar com a perda de uma das mais expressivas reservas de importância internacional. Já tivemos redução do aporte de recursos dos países escandinavos.

Ma Jun preocupado com a morte de um peixe num dos rios chineses. Foto publicada no artigo do site da Bloomberg

Espera-se que empresas brasileiras também aprendam com as chinesas que precisam cuidar de suas imagens, pensando num prazo mais longo do que simplesmente se preocupar com a manutenção de uma situação que terá de sofrer modificações, dentro de um prazo razoável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: