Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Austrália Construiu a Maior Bateria do Mundo

1 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado no site de O Globo informa que a empresa Tesla instalou em cem dias a maior bateria de íon de lítio do mundo, superando em três vezes a que existia na Califórnia, nos Estados Unidos. Países que possuem insolações intensas ou ventos expressivos, como o Brasil, necessitam ampliar as gerações de energias não poluentes para evitar o aumento das irregularidades climáticas que estão afetando muitos setores e populações, notadamente as menos privilegiadas.

clip_image002

Foto publicado no site de O Globo mostrando a maior bateria de íon de lítio instalado na Austrália para aproveitamento da energia eólica, cujo artigo seria interessante ser lido na íntegra

Mesmo países que possuem condições para a geração de energias poluentes estão preferindo ampliar as gerações não poluentes, aproveitando a capacidade das gigantescas baterias de íon de lítio que permitem o consumo de energia nas horas de pico. No Brasil, mesmo contando com energias hidroelétricas, quando ocorrem faltas de água como em algumas represas brasileiras, as usinas poluentes de diesel são acionadas, notadamente nos horários de pico de consumo, com tarifas mais caras.

Mesmo que energias poluentes possam ser até mais econômicas quando está se aproveitando instalações já existentes, os prejuízos que estão sendo causados pelas irregularidades climáticas e todos os inconvenientes, como de saúde, para a população, devem considerar a possibilidade de ampliação das energias limpas, que permitem uma sustentabilidade de prazo mais longo do país.

Este site vem mencionando que o Brasil dispõe de condições favoráveis para a geração de energia solar, pois conta com uma insolação elevada como país dominantemente tropical. Também, principalmente no nordeste do país, os ventos são constantes, de dia da terra em direção ao mar e à noite do mar em direção à terra, por causa das diferenças de temperatura. Há que se tirar proveito destas condições naturais, havendo espaços áridos onde podem ser instalados os aproveitamentos econômicos desta natureza. Os custos dos equipamentos indispensáveis dependem da escala, como está ocorrendo em outros países emergentes como a China.

Mesmo em países mais desenvolvidos que contam com climas menos favoráveis, as condições de sustentabilidade estão induzindo as autoridades a incentivar as gerações não poluentes, mesmo em períodos menores do que no Brasil. É preciso que o país pense prioritariamente em prazos mais longos e seus efeitos não somente econômicos como os demais benefícios para a população. O que está fazendo neste país ainda é muito modesto, considerando a dimensão brasileira e as condições favoráveis para energias não poluentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: