Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Efeito do Consumo de Folhas Verdes Para os Idosos

28 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: ,

clip_image002Todos sabiam que o consumo de vegetais verdes, como espinafre, couve ou alface era saudável, mas a surpresa neste estudo publicado por uma equipe especializada na revista científica Neurology foi como retarda expressivamente a idade do cérebro, notadamente na memória.

Benefícios do consumo de folhas verdes pelos idosos

Evidentemente, como o assunto interessa a muitos, estas notícias foram divulgadas pela imprensa em diversos países, inclusive no Japão onde os idosos são em número elevado, como no artigo publicado no Japan Today. Os estudos foram feitos sob o comando da Martha Clare Morris e equipe, da Rush University, de Chicago, em colaboração com a equipe da Tufts University, ambas especializadas em estudos da natureza. Envolveram 960 adultos entre a idade de 58 a 99 anos, observados por cerca de cinco anos.

Embora a pesquisa tenha sido baseada nas respostas, não tendo o objetivo de identificar causas e efeitos, ficaram claras as associações de alimentos saudáveis com o envelhecimento, notadamente na parte cerebral. Os que consumiram uma porção de 1,3 vegetais verdes, tipo espinafre, couve e alface, diariamente, numa quantidade equivalente a meia xícara (considerada uma porção), mesmo cozidos, quando comparado com os que não consumiam habitualmente apresentaram 11 anos de diferença no envelhecimento cerebral. Isto significa tanto a memória como as habilidades de pensamentos. Esta diferença é uma grande surpresa.

clip_image004

Muitos idosos estão consumindo alimentos saudáveis de forma regular

Muitos especialistas de diversos países comentaram estes resultados. Evidentemente, isto não significa um antídoto à demência, mas é possível se fazer pesquisas adicionais para identificar também esta possibilidade.

Ainda que casualidade não esteja clara, todos admitem que o consumo de vegetais verdes só possa trazer benefícios, como o conteúdo de algumas vitaminas do tipo K, o que deve beneficiar a saúde como um todo, inclusive a do cérebro. Estes assuntos, notadamente no que se refere à demência e o Alzheimer, já estão sendo pesquisados intensamente. Também existe um razoável consenso que o consumo do fumo acaba prejudicando muitas atividades cerebrais. Tudo indica que os resultados obtidos serão motivações adicionais para o aumento das pesquisas neste sentido.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: