Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Importância da Educação Desde o Nascimento

4 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Professor James J. Heckman , USAEmma Brown publicou no site da The Washington Post um artigo onde descreve a pesquisa coordenada pelo prêmio nobel de Economia James Heckman já há algum tempo e mostrou a importância da educação pública pré-escolar de alta qualidade que vai do nascimento das crianças de baixa renda até seus três anos de vida, com base em algumas experiências já conhecidas nos Estados Unidos.

Prêmio Nobel de Economia, James Heckman já esteve no Brasil e coordenou a pesquisa que mostra a importância da educação pública pré-escolar de qualidade do nascimento até os três anos

Dados de dois projetos da Carolina do Norte já conhecidos há tempos foram utilizados. Eles começaram em 1970 e acompanharam a vida dos graduados até os 35 anos, portanto um estudo profundo de uma série longa. Os resultados indicam que o QI obtido pelos estudantes foram mais elevados e suas vidas foram mais saudáveis, o que proporciona resultados econômicos estimados num retorno surpreendente dos investimentos de 13% ao ano, superiores aos dos cursos para crianças a partir de três anos, que deram resultados entre 7 a 10% ao ano, o que já é animador. Cada dólar investido resultou em US$ 6,30, extremamente compensador.

O que isto indica é que os programas de educação infantil de crianças pobres podem começar mais cedo, com apenas oito semanas de vida. Seria uma indicação muito importante para as autoridades educacionais de todo o mundo. Os dois programas chamam-se “Projeto Carolina Abecedarian” e “Carolina Approach to Responsive”, bastante semelhantes, já bastante divulgados. Muitos alunos são afro-americanos e começam com os alunos de oito semanas de idade e o atendimento é de cinco dias por semana, 50 semanas por ano até cinco anos de idade. Seu custo anual chegou a
US$ 18.500 por criança, o que já acontece no Brasil com as melhores escolas privadas.

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Foto de uma criança do Projeto Carolina Abecedarian

As crianças receberam exames médicos regulares, o que permitiam às famílias resolverem eventuais problemas de saúde com antecedência. Muitos dos seus pais eram solteiros e por causa da escola estavam em condições de avançar mais nos seus trabalhos, aumentando suas rendas.

No que se refere ao QI, as crianças que receberam educação mais cedo apresentaram resultados superiores, o que não se verificou nas que começaram de três a quatro anos. Os dois programas atenderam inicialmente 200 crianças cada, mas que foram reduzidos com mudanças ou abandono por diversos motivos.

O estudo indicou também que as crianças que receberam educação de baixa qualidade, principalmente os meninos, tiveram resultados inferiores, inclusive os que ficaram em casa com suas mães. As meninas são sofreram de forma idêntica, o que se atribui à maior lentidão de reação entre os meninos, comparados com as meninas.

Estas pesquisas foram financiadas por diversas instituições importantes, mas ainda não foram avaliadas por revistas científicas como costuma acontecer nos trabalhos de qualidade, o que deve acontecer brevemente.

Ainda que este tipo de educação seja difícil de ser aplicado no Brasil, muitas escolas particulares de alto nível já efetuam algo parecido, não havendo indicação que começam com oito semanas de idade. Trata-se de um assunto a ser estudado por especialistas.



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