Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Investimentos Japoneses na Educação

5 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 4 Comentários »

Mesmo em países desenvolvidos como o Japão, que continua sofrendo uma redução de sua população, os investimentos feitos em educação continuam sendo estimulados, causando inveja para países como o Brasil.

clip_image002

Quadro publicado no The Japan Times, mostrando a prioridade para a educação infantil e nas universidades para famílias de baixa renda

O atual governo de Shinzo Abe, do Japão, investe o equivalente a cerca de US$ 18 bilhões para atender às crianças bem como universitários de famílias de baixa renda, procurando realizar uma revolução no desenvolvimento de recursos humanos naquele país. Os serviços gratuitos são fornecidos para crianças de três a cinco anos em creches, certificados pelo governo central, mas utilizados por entidades locais e das províncias, inclusive em pré-escolas.

As famílias de baixa renda no Japão já são isentas do imposto residencial e não precisam pagar nas universidades nacionais. Visam também melhorar as remunerações de profissionais que cuidam das crianças, inclusive de enfermagem, para liberar os pais para seus trabalhos. Os recursos para tanto são decorrentes dos aumentos dos impostos sobre as vendas, que devem chegar a 10% em outubro de 2019 a partir dos atuais 8%. As creches serão gratuitas para as crianças.

As matrículas nas universidades privadas vão de US$ 1 mil a 8 mil anuais. Subsídios estão previstos para estas famílias de baixa renda. Trabalhadores estrangeiros, onde aparecem alguns brasileiros, também terão direito a estas ajudas.

Este site já informou que pesquisas efetuadas nos Estados Unidos recomendam que as crianças a partir de oito meses de vida sejam cuidados em creches, o que proporciona resultados altamente positivos. Quando o governo brasileiro reduz até as verbas para a educação, deve-se admirar o esforço que está sendo feito pelo Japão.


4 Comentários para “Investimentos Japoneses na Educação”

  1. carlos abreu
    1  escreveu às 13:39 em 6 de dezembro de 2017:

    Em 2008 o imposto único no Japão era de 5% para todos os produtos com exceção da gasolina, que era de 8%. Em 2010, foi dito pelo governo que o próximo ajuste seria “temporário” (será que os japoneses acreditaram?). O atual plano de construção de creches para liberar as mães para ocuparem os postos de trabalho vagos, vai custar uma fortuna (e nem é 100% garantido que funcione). Quanto dessa nova mega arrecadação será destinada para a educação? 3% ? E o aumento absurdo da arrecadação após o ajuste anterior… onde foi parar? Aumentar imposto nunca foi solução… mas parece que lá, como aqui, o povo sempre paga o pato.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:08 em 7 de dezembro de 2017:

    Caro Carlos Abreu,

    A discussão da elevação do imposto sobre as vendas no Japão é antiga, pois o seu endividamento público é alto. O que acontece agora com as creches é pequeno diante do baixo número de crianças no Japão, na minha opinião.

    Paulo Yokota

  3. CARLOS ABREU
    3  escreveu às 11:49 em 7 de dezembro de 2017:

    A questão das creches é vista como crucial pelo atual governo e é compreensível por dois aspectos. Existem cargos de trabalho vagos que poderiam ser ocupados por mulheres com filhos, se estas tivessem onde deixar suas crianças. Segundo, existe a alegação de que muitas mulheres não tem filhos por conta de que a maternidade as obrigaria a largar o trabalho e ficar em casa cuidando da criança. Ou seja, é a velha história de matar dois coelhos com uma só cajadada. Se vai dar certo aí é outra discussão…

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 11:31 em 8 de dezembro de 2017:

    Caro Carlos Abreu,

    Obrigado pelo seu comentário. Existem muitas complicações no Japão e estes são alguns deles.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: