Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças nos Consumos dos Dim Sum em Hong Kong

7 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , | 1 Comentário »

clip_image001Os famosos dim sm de Hong Kong eram como antepastos servidos nos carrinhos, onde os clientes escolhiam os desejados, funcionando também como um lanche ligeiro. Isto acontece ainda em algumas Chinatown, em Nova York, ou San Francisco, mas hoje eles são oferecidos nos cardápios. Existem formas adequadas de consumi-los, que nem sempre são seguidos pelos estrangeiros.

Famoso Chef Chan Yan Tak do Lung King Heen, de Hong Kong, em foto publicada no artigo do site da Bloomberg

Um artigo de Alex Millson foi publicado no site da Bloomberg tratando do assunto. Os mais comuns são uma espécie de pastéis cozidos no vapor, chamados em inglês de xiao long bao dumpling, alguns com recheios sofisticados de carne de porco. Muitos estrangeiros os consomem numa bocada, quando devem ser apreciados em pequenos pedaços, ainda que cortados na boca. Alguns exageram nos molhos de soja, quando seus sabores suaves e sofisticados acabam sendo prejudicados. A combinação adequada do salgado e doce é importante, não chegando ao agridoce. É bom acompanhado de alguma sopa, como a de pé de galinha, não podendo faltar o chá de jasmim.

O chef Chan Yan Tak foi o primeiro a ganhar três estrelas do Michelin, que para muitos é considerado o máximo, mas que depende muito das instalações do restaurante e das louças e talheres (no caso usa-se um palito de marfim, sendo mais frequente o de plástico, que requerem certa habilidade, por serem longos e flexíveis) com os quais são servidos os dim sum que não influem nos sabores dos pratos. O chef recomenda uma pequena mordida para ser apreciado devagar, em vez de engolir todo o dumpling. Como vem quente, o sumo pode queimar a boca.

Os chineses costumam consumir produtos quentes mesmo no verão, achando que os sorvetes são mais adequados para os invernos, quando o corpo humano está adaptado à temperatura da época. Isto foi também aprendido por outros asiáticos, como os japoneses e coreanos. Os pratos já vêm devidamente temperados, não se necessitando de mais produtos adicionais, que os deixam demasiadamente salgados. Também se deve notar que nos jantares completos, não existe o costume dos doces virem ao final como sobremesas, pois as papilas degustativas são preparadas para a apreciação do prato principal.

Os caldos são importantes e suaves, costumando haver uma espécie de colher para ajudar na alimentação. Todos sabem que as carnes mais saborosas costumam ficar junto aos ossos, mas não se devem separar os mesmos no prato, mas na boca. Os clientes que preferem pratos fortemente apimentados devem ser informados que são mais de outras regiões tropicais da China, como na fronteira com o Vietnã.

clip_image003

Xiao long bao em foto publicada no artigo do site da Bloomberg

Sempre é interessante considerar que a China é um país gigantesco, com diferenças regionais acentuadas. Por isto, dim sum é da região de Hong Kong, ainda que seja também servido em outras regiões, que têm suas especialidades.


Um comentário para “Mudanças nos Consumos dos Dim Sum em Hong Kong”

  1. Daniel Girald
    1  escreveu às 02:23 em 12 de dezembro de 2017:

    Cheguei a provar xiao long bao num dos poucos restaurantes chineses daqui de Porto Alegre. Atualmente existem poucas opções para quem aprecia a culinária chinesa em Porto Alegre. Com exceção de algumas franquias do China in Box e de uma rede regional instalada em alguns shoppings, eu só conheço 3 restaurantes chineses tradicionais e 1 com proposta mais similar à de um fast-food.


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: