Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Temperaturas Baixas em Dezembro no Japão

12 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002 Muitas informações provenientes do Hemisfério Norte estão indicando a possibilidade de um inverno gelado, tanto nos Estados Unidos e Europa como no Japão.

Fortes nevascas em Nozawa Onsen no Japão em 11 de dezembro deste ano

A Agência Meteorológica do Japão está admitindo a possível confirmação da La Niña neste ano, pois as primeiras nevascas estão indicando que as correntes marítimas do Pacífico estão com menos 0,5º com relação a novembro último. Também nos Estados Unidos as temperaturas estão se registrando baixas.

Esta seria a 15ª La Niña desde 1949, quando os registros deste fenômeno começaram de forma sistemática, podendo trazer neves pesadas e um frio severo, como também podem causar um calor extremo, com chuvas intensas verificadas no verão. As temperaturas devem ser mais baixas no próximo mês no norte e oeste do Japão, do lado do Mar do Japão.

La Niña é oficialmente reconhecida quando a temperatura média de cinco meses das águas superficiais que chegam ao Peru permanece inferior à média mensal dos últimos 30 anos em 0,5º. Os climas em muitas regiões do mundo tendem a ser irregulares, prejudicando as produções agrícolas, inclusive no Brasil.

Ainda é muito cedo para afirmar que este fenômeno ocorrerá, mas as probabilidades são elevadas. Lamentavelmente, o atual governo norte-americano está reduzindo os recursos para estas pesquisas que costumavam ser intensas no Pacífico, com a colaboração de muitos países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: