Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Importância do Livro de Yoshi Oida

2 de janeiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: ,

clip_image002Quando um leitor vê um livro simples de cerca de 120 páginas falando da experiência do diretor da peça “A Canção da Terra” como ator de teatro, editado pela Via Lettera e traduzido para o português por Marcelo Gomes, contando com colaborações de dramaturgos ingleses Lorna Marshall e prefácio de Peter Brook, não fica, à primeira vista, com uma perspectiva elevada. No entanto, a sua leitura mostra o rico conteúdo desta pequena obra que vale a pena a sua leitura cuidadosa.

A capa do livro

Os leitores acabam sendo premiados pela descrição precisa e profunda da cultura japonesa no que se refere a sua tradição teatral. Este diretor e ator formado solidamente no Japão, na tradição do consagrado estilo Nô, informa sobre as técnicas de preparação do corpo do ator para que possa ter o melhor desempenho, que não parece ser de amplo conhecimento no Ocidente.

Os comentários de Lorna Marshall constantes do livro mostram seu profundo conhecimento da cultura japonesa, principalmente no que se refere às formas de apresentação teatral do Japão que enriquecem, sobremodo, o pequeno livro. Para os leigos, toda a preparação do corpo dos atores para que ele possa expressar tudo que tem de si para o público, ficando claro que no caso dos japoneses o centro do corpo é o hara, ou seja, a barriga, não somente para as atividades teatrais.

Além da preparação pessoal, existem todas as atividades dos diversos treinamentos de grande importância, como também fica claro no documentário sobre a “Ópera de Paris”, que está sendo apresentado em São Paulo nos cinemas. Nem sempre o público toma conhecimento dos intensos trabalhos preparatórios, como tudo que acontece nos bastidores, onde todas as tensões entre os envolvidos estão presentes.

Mesmo dentro do teatro japonês, além do Nô existem outros como o Kabuki, cujos fundamentos são resumidos de forma brilhante no livro. O que se pode dizer é que não se pode prender às expectativas iniciais que acabam sendo modificadas pela leitura integral do pequeno livro.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: