Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Frio Extremo de Menos 67ºC na Rússia

18 de janeiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Uma matéria publicada no site da IG informa que no norte da Rússia se constatou uma temperatura de menos 67ºC, o que fica difícil para um brasileiro imaginar.

Foto constante do site do IG, relatando num artigo temperatura de menos 67ºC no norte da Rússia, que merece ser lido na íntegra

O relato de um amigo brasileiro que viveu a infância em Moscou informava que no inverno rigoroso da capital russa, a urina dos meninos chegava ao chão já na forma de pedaços de gelo. Os canos de água corriam o risco de se romper com o frio e o gás que aquecia as casas eram vitais para a sobrevivência da população. Há indicações que o inverno deste ano no Hemisfério Norte continua rigoroso chegando à foto acima com a temperatura de menos 67ºC, que impressiona qualquer observador.

Os dados disponíveis indicam que El Ninõ que afeta os Estados Unidos já é uma realidade, sendo que no Hemisfério Sul La Niña tem uma grande probabilidade de ocorrer neste ano, provocando irregularidades climáticas que podem afetar também o Brasil. Espera-se que as autoridades brasileiras tomem medidas de precaução, pois seus efeitos podem ser desastrosos como já ocorreu no passado. Os riscos são muito elevados e nos próximos dias serão divulgadas novas estimativas.

Espera-se que o presidente Donald Trump não faça brincadeiras com estes fenômenos, como seu comentário que o aquecimento global seria desejável. Estas irregularidades provocam secas ao lado de fortes precipitações concentradas em pouco tempo. Não são fáceis de serem contornadas nos seus efeitos, o que só pode ser minorado com a formação de reservas apreciáveis de alimentos, pensando em horizontes mais amplos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: