Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Gastronomia Japonesa na Passagem do Ano

2 de janeiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Existem dois pratos fundamentais na passagem de ano dos japoneses. Na noite do último dia do ano, costuma-se consumir o chamado Toshikoshi (passagem do ano) Soba, um macarrão feito de trigo sarraceno que vem desde o período Edo (1603-1867). No primeiro dia do ano novo, consome-se o Ozoni com Mochi, uma sopa com molho de algas seguindo basicamente a tradição budista com um bolinho de arroz, que tem algumas diferenças regionais.

Toshikoshi Soba, simples macarrão feito com trigo sarraceno

A crença é que o soba, por ser fino e longo, teria o sentido de desejo de uma vida longa, mas também tem uma característica de ser sóbrio, sem nenhuma manifestação de exagero e o seu molho pode ter algumas variações regionais. Costuma-se usar um pouco de shitake seco e kombu, uma alga também seca, no máximo com um mínimo de shoyu, podendo ter um pouco de cebolinha japonesa picada.

Os japoneses não distinguem as coisas dos seres vivos. Depois de feita a limpeza do local usual de trabalho, mesmo as máquinas utilizadas são limpas, normamente coberto com um pano claro, colocando-se um tipo de mochi de dimensão maior que o usual. Os japoneses agradecem por tudo que o ajudou a trabalhar pelo ano todo.

clip_image004

O Ozoni apresenta tantas variações que são consideradas como de famílias, mas sempre com o Mochi que fica pegajoso

No ano novo costuma-se apreciar o Ozoni, uma espécie de sopa com alguns vegetais e um bolinho de arroz chamado Mochi, costume que vem desde o período Muromachi (1336-1573), como um desejo de bom ano novo. Os japoneses costumam apreciar esta sopa quente, com o Mochi pegajoso que tem provocado todos os anos a morte de alguns idosos que ficam com eles engasgado na garganta. As variações de sua feitura chegam a ser consideradas de família, tantas são as alternativas.

Estes pratos não costumam ser servidos nos restaurantes, mas no aconchego das famílias, pois neste período o Japão está no inverno, muitas vezes com o pico do frio.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: