Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

BNDES Com Moeda Virtual Com Tecnologia Bitcoin

22 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002É difícil acreditar que seja verdade o que consta de um artigo de Danielle Nogueira, publicado no site de O Globo, que o BNDES vá se aventurar no mercado de moeda virtual, mesmo que conte com parceria do banco de desenvolvimento alemão KfW. Este mercado que conta com tecnologias complexas ainda apresenta instabilidades acentuadas que não são recomendadas para entidades oficiais, que devem se manter conservadoras.

O BNDES é um órgão do governo brasileiro voltado para o financiamento de projetos de desenvolvimento e, mesmo enfrentando a carência de recursos orçamentários, não deve se aventurar em mercados que ainda apresentam grandes instabilidades

Todos sabem que o BNDES, não dispondo de recursos orçamentários e tendo que devolver recursos que nos anos passados foram transferidos de outras entidades governamentais, não conta com captações no mercado financeiro de longo prazo que o possibilite operar com juros competitivos. Ainda assim não parece conveniente se aventurar em mercados que ainda apresentam elevadas instabilidades, como vem ocorrendo nos últimos meses, mesmo em parcerias com bancos de desenvolvimento alemão que contam com sofisticadas tecnologias. Isto significaria uma chancela oficial para um mercado marcado por especulações que ainda não se consolidou junto aos investidores tradicionais.

Por melhores que sejam as tecnologias empregadas pelos alemães que permitem o rastreamento dos recursos utilizados, o fato concreto é que se trata de um novo produto num mercado que não tem tradição, apresentando naturais instabilidades quando havia uma elevada liquidez mundial, que começa a se restringir, com a mudança da política de juros como do FED norte-americano. Todos os analistas sensatos no mundo sabem que a tendência é o fim da chamada easing monetary policy, elevando ligeiramente os juros em todo o mundo, com aumento dos fluxos financeiros que estão retornando aos Estados Unidos, que oferecem agora reduções tributarias significativas. Ninguém pode assegurar como este mercado de recursos, principalmente de longo prazo, se comportará nos próximos anos.

Afirma-se que os recursos seriam aplicados no Fundo Amazônia. Se o seu programa for razoável, muitos investidores mostram-se interessados na sustentabilidade de florestas como as da região, podendo mobilizar recursos significativos, sem os riscos inerentes a novos produtos e mercados ainda instáveis.

Quando existe uma razoável confusão no que as autoridades brasileiras estão fazendo neste período de fim de governo, quando não existem fortes indícios dos candidatos que possam ter sucesso nas próximas eleições, chega a ser criminoso que o BNDES seja lançado em operações ainda duvidosas, mesmo que seus partidários assegurem das qualidades desta nova moeda virtual.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: