Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Crescimento da Economia dos EUA Segundo os Japoneses

26 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Poucos esperavam um crescimento tão substancioso da economia norte-america, que acabará beneficiando o resto do mundo. A redução da tributação nos EUA acelera o crescimento atual.

clip_image002

                 Gráfico constante do artigo no Yomiuri Shimbun, que merece ser lido na íntegra

Um artigo escrito por Tatsuya Sasaki foi publicado no Yomiuri Shimbun informando que a recuperação da economia norte-americana está no seu nono ano e a turbulência que ocorreu no mercado de capitais acabou sendo neutralizada pela redução brutal dos impostos provocado pelo governo Donald Trump, beneficiando o resto do mundo. O crescimento parece robusto e pode chegar dos atuais 2,6% para 3%, que está no objetivo do atual governo. Comparando com o Japão, onde ainda há uma incerteza das empresas sobre os investimentos, devido à preocupação com a redução do mercado interno, os aumentos dos consumos e dos investimentos nos Estados Unidos são impressionantes.

O consumo norte-americano está sendo sustentado pelas melhorias das condições de emprego e o efeito riqueza, com a melhoria do mercado de capitais.

clip_image004

Os resultados nos EUA têm sido melhores que em outras economias desenvolvidas do mundo, segundo o gráfico constante do artigo no Yomiuri Shimbun

Além da redução dos impostos das empresas de 35% para 21%, algo inusitado mesmo na história da economia norte-americana, os investimentos em infraestrutura, principalmente em estradas e pontes têm sido significativos. O FMI estima que o benefício da redução dos impostos possa chegar a 1,2% até 2020, estando crescentes nos anos anteriores.

As empresas norte-americanas estão anunciando aumentos salariais e novos investimentos, mostrando que o ciclo virtuoso deve continuar nos próximos anos. Mesmo com a queda das cotações nas bolsas, isto deve ser temporário. As elevações dos juros também não devem prejudicar os Estados Unidos que está recebendo de volta muitos investimentos que estavam no exterior.

O governo de Donald Trump vem informando que o seu lema America First não significa “sozinho”, mas com seus parceiros no mundo. Segundo o artigo, tudo indica que o governo daquele país conseguiu despertar o espírito animal do que falava John Maynard Keynes. O que vale a pena ser considerado é como o Brasil também pode tirar proveito do que está acontecendo nos Estados Unidos, que já se espalhou pelo mundo desenvolvido.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: